Dossi GEO Fev2014 C Pia2

5680 palavras 23 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia

MÓDULO:
GEOGRAFIA – 80h

O objetivo do dossiê é auxiliar o aluno na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

A GEOGRAFIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

Tanto para esta unidade como para a Unidade 2, sugerimos que utilizem os livros da bibliografia básica como fonte de pesquisa:

1. Liste o máximo de assuntos ou conteúdos trabalhados em Geografia que se relacionam à realidade em que vivemos, ou seja, influenciam a vida das pessoas.
Resposta:
Fontes de energia: fontes convencionais ou alternativas.
Clima: elementos climáticos, como a umidade, pressão atmosférica e temperatura; fatores de determinação do clima; e as mudanças do clima e suas consequências.
Globalização: Processo de internacionalização das relações econômicas capitalistas, apoiado em novas tecnologias de transporte e telecomunicações e na ampliação da capacidade produtiva.
Solos: formação, uso e degradação.
Recursos hídricos: potencial e aproveitamento (hidroeletricidade, irrigação e transporte).
2. Apresente estratégias e/ou recursos didático-pedagógicos que favoreçam um aprendizado mais prazeroso do conteúdo de Geografia.
Resposta:
Mostrar para o aluno que a teoria e a prática andam juntas, não tornar as aulas maçantes com leitura de textos e questionários. O professor deve contextualizar suas aulas, sempre trazer junto da teoria algo que complementa o aprendizado, podemos

Relacionados