Dossi EC Fev2015

2439 palavras 10 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia
MÓDULO:
EDUCAÇÃO COMPARADA – 50h

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO COMPARADA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Defina educação comparada e explique sua importância para a formação do pedagogo. (Pesquise em outras fontes, para aprofundar a sua resposta)

É uma disciplina e estudo que não tem uma definição exata, que consiste em analisar as causas e forças implicadas nos sistemas educativos, suas diferenças, por meio de comparações onde são analisados soluções, erros e aspectos a partir da confrontação entre países, regiões, teoria e prática e relações com os meios, também utiliza-se nestes estudos a pluridisciplinaridade. É uma disciplina importante para formação pedagógica pelo fato da disciplina educação comparada contribuir para fundamentação e conceituação da história da educação comparada, assim como as bases teóricas e lógicas da mesma. Seu estudo possibilita a analise dos sistemas, processos e problemas da educação numa perspectiva comparativa, assim como reflexão transnacionais e tendências internacionais da educação, comparação entre a educação no Brasil e a que existe em outras partes do mundo, levando ao profissional a traçar formas efetivas de trabalho.

2. Liste as principais ideias do texto complementar “Estudos comparados: repensando sua relevância para a educação”.

● O estudo comparativo na educação permite a reflexão para compreensão e modificação das políticas públicas, através do estudo analítico das semelhanças e diferenças dos sistemas de ensinos diversos.
● O campo de estudo da educação comparada possui desafios, ligados a globalização. Atualmente novas categorias analíticas e indagações oportunizam a importância da educação comparada para melhorias nos sistemas educacionais.
● Relação dialética, no que se refere ao estudo comparativo a nível global e local. Levando em conta o contexto local.
● A comparação dos sistemas deve

Relacionados

  • Dossi EC fev2015
    2949 palavras | 12 páginas
  • Dossi EC Fev2015
    2050 palavras | 9 páginas