Dossiê

Páginas: 4 (891 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

Dossiê:

Texto 1 – CAVACO, Maria Helena. Ofício do professor: o tempo e as mudanças.

Texto 2 – ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional.
Aquestão prévia que norteia a análise que neste texto se procurará desenvolver é a seguinte: O que é um Professor? O que o distingue de outros atores sociais e de outros agentes profissionais? Qual é aespecificidade da sua ação, o que constitui a sua distinção? Será a partir da discussão da natureza da função específica do professor que se procurará contribuir para a análise das questões doconhecimento profissional docente, na medida em que estas duas dimensões se configuram como interdependentes.
Analisa-se a especificidade da função de ensinar enquanto caracterizadora da atividade doprofessor e examina-se a evolução e pluralidade de sentidos associados ao conceito de ensinar e suas implicações no desenvolvimento profissional dos docentes ao longo da evolução histórica da atividade. Emum segundo momento, analisa-se também a natureza do conhecimento específico necessário ao desempenho da função de ensinar, procurando dar conta das teorizações existentes acerca desse conhecimento, epropondo e discutindo um conjunto de caracterizadores distintivos desse saber que a autora designa como geradores de especificidades. A proposta do trabalho situa-se no quadro de uma valorização dadimensão analítica e teorizadora da ação de ensinar por parte do professor, no sentido de desenvolvimentos futuros da docência que possam reforçar a afirmação social da profissionalidade dos docentes.Texto 3 - ZEICHNER, Kennet M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente.
Neste artigo, Ken Zeichner, baseando-se em seus vários anos de experiência comoformador de educadores, discute o uso do conceito de “reflexão” em programas de formação docente ao redor do mundo, relacionando-o a três temas: 1) até que ponto a formação docente reflexiva...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DOSSIE
  • dossie
  • dossie
  • Dossiê
  • Dossie
  • dossiê
  • Dossie
  • dossiê

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!