Doss MEP Jul2014

2639 palavras 11 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia

Gilderlaine Bezerra Colares

MÓDULO:

METODOLOGIA DE ESTUDO E DE PESQUISA – 50h

UNIDADE 1

ESTUDO, CIÊNCIA E PESQUISA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Considerando as estratégias de estudo apresentadas na unidade 1, argumente sobre o seu próprio método de estudo, explicando quais estratégias você utilizaria (mínimo de cinco estratégias) e a importância delas para o autoestudo.
R: Não deixar que problemas externos interfiram em nosso foco.
- Adequar um ambiente próprio para o estudo.
- Fazer anotações e ao mesmo tempo esquematizando os conteúdos à serem utilizados, tornando assim, possível o aprendizado.
- Pesquisar através de jornais, livros, internet, dicionário e revistas para que possamos aprender mais sobre o assunto estudado.
- Elaborar todas as perguntas do dossiê para que na hora de digitar nossa resposta não nós percamos.

2. Diferencie conhecimento mitológico e conhecimento filosófico, citando um exemplo de cada. Você pode utilizar o fascículo de MEP ou buscar outras fontes (livros, revistas, internet). Não se esqueça de referenciar as fontes pesquisadas.
R: Mito: são relatos de caráter imaginário, de acordo com cada cultura que pode se transformar em lenda. Ex. Mito da Medusa.
Filosofia: Busca do conhecimento por meio da atividade mental, por investigação das idéias ou indagação com o raciocínio.
3. Argumente sobre as principais características do conhecimento de senso comum e do conhecimento científico, assinalando como adquirimos cada um desses conhecimentos.
R: Senso comum: é transmitido de geração para geração ou seja através do conhecimento de nossos ancestrais será transmitido ao longo do tempo ou seja é uma forma de conhecimento popular.
Conhecimento científico: Estuda algo mais procurando afirmar como surgiu este fato.

4. O que é tecnologia? Responda, assinalando benefícios e malefícios do conhecimento tecnológico.

Relacionados