doseamento do AAS por condutimetria

1628 palavras 7 páginas
Prática laboratorial n.º 4
Doseamento do ácido acetilsalicílico numa aspirina por condutimetria
18/11/2013

Realizado por:
Fábio Bravo nº 40694
Valdemira afonso nº 44854

Introdução

O presente trabalho prático tem por base a técnica de titulação condutimétrica, como forma de quantificar a quantidade de ácido salicílico num comprimido de aspirina. Este é um método analítico indireto. (3)
Este método tira partido da condutividade de soluções iónicas, a qual representa a capacidade destas soluções de conduzir corrente elétrica. A condutividade depende na natureza das várias espécies químicas em solução, bem como da sua concentração. (2)
A titulação condutimétrica baseia-se na leitura da condutividade em função do volume de titulante adicionado. Podem ser realizadas titulações ácido base ou de precipitação. (2)
Para identificar o ponto de equivalência são registados os valores da condutividade (K) da solução titulada ao longo de toda a titulação em conjunto com os respetivos volumes. Os valores de K irão diminuir no início da reação á medida que os iões do ácido vão reagindo com os do titulante, tornando-se minimos no ponto de equivalência e posteriormente voltam a aumentar. Isto acontece porque, no inicio da titulação e até ao ponto de equivalência dá-se a reação:
XH + Na+ + OH- Na+ + X- + H2O

Sendo que os iões OH- que estão a ser adicionados estão a reagir com os iões H+, estes deixam de contribuir para a condutividade, sendo que esta tende a diminuir. Após o ponto de equivalência passam a existir iões OH – em excesso na solução contribuindo para o aumento da condutividade. (1)
Quando titulamos uma base forte com um ácido forte, como acontece na padronização da base, a condutividade diminui de forma linear atingindo um valor mínimo no p.e. e voltando a aumentar após o mesmo. O mesmo não acontece com a titulação de um ácido fraco com uma base forte, isto porque á medida que

Relacionados

  • Farmacopéia v1
    241258 palavras | 966 páginas
  • Pop De Higiene E Saúde Dos Manipuladores Trabalhos Escolares e Acadêmicos Prontos
    240444 palavras | 962 páginas
  • farmacopeia volume 1 2010
    240444 palavras | 962 páginas