Doseamento de alcalóides

Páginas: 2 (368 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2011
DOSEAMENTO DE ALCALÓIDES
1º MACERAÇÃO
Pesar 10g do pó da casca, colocar em um funil de separação, adicionar 5 mL de amônia , 10 mL de etanol e 30 mL de éter. Deixar em repouso por 4h.
2°PERCOLAÇÂO
Preparar uma solução de 100 mL clorofórmio: éter (1:3). Dividir essa solução em cinco alíquotas de 20 mL cada e percolar o macerado por 5 vezes (20 em 20 mL) e coletar em tubos de ensaio. Evaporaralguns o solvente da última alíquota recolhida, dissolve-la em ácido sulfúrico 025M e verificar a ausência de alcalóides utilizando o reagente de Nessler (verificar ausência de precipitação branca).3° CONCENTRAÇÃO
Reunir todas as alíquotas recolhidas no processo anterior e concentrá-las em banho- maria até que a solução atinja o volume de 50 mL. Adicionar uma quantidade de éter igual à pelo menos2.1 vezes o volume do percolado, a fim de produzir um liquido com densidade bem abaixo à da água (neste caso utilizamos 100 mL de éter, pois o percolado obtido foi reduzido a um volume de 50 mL).
4°ACIDIFICAÇÃO
Extraia a solução 5 vezes com 20 mL de H2SO4 0,25 M. Junte as frações ácidas.
5° BASIFICAÇÃO
Alcalinizar as frações ácidas com cerca de 5 mL de amônia e extraia com 120 mL declorofórmio (4 vezes de 30 mL cada. Junte as fases clorofórmicas e adicione 4g de sulfato de sódio anidro deixando-as em repouso por 30 minutos com agitação ocasional. Decantar o clorofórmio e lavar osulfato de sódio por 3 vezes com 10 mL de clorofórmio cada.
6º EVAPORAÇÃO
Evapore até a secura, em banho- maria, as frações clorofórmicas da etapa anterior. Aqueça em estufa por 15 minutos (105°C).Solubilize o resíduo em 2 mL de clorofórmio e adicione 20 mL de ácido sulúrico 0,01M. Remova o clorofórmio por evaporação em banho-maria.
7° TITULAÇÃO
Titule o excesso de ácido com solução dehidróxido de sódio 0,02M utilizando o vermelho de metila como indicador. Haverá mudança na coloração de rosa para incolor.
Obs: Realizar o experimento em triplicata. Se possível no mesmo dia e com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doseamento
  • alcaloides
  • Doseamento
  • Alcaloides
  • alcaloides
  • Alcalóides
  • Alcaloides
  • Alcaloides

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!