Dosdosdosod

353 palavras 2 páginas
Objetivos
Submeter um corpo de prova aço SAE 1020 na máquina elétrica EMIC – 100 KN, a um esforço que pode alongá-lo ou esticá-lo até o seu valor máximo possível. Fazer o ensaio para descobrir sua deformação, tensão, ductilidade, resistência, etc.
Aprender a montar um gráfico com seus valores e como funcionam os ensaios com uma máquina elétrica

Introdução
Um dos primeiros aspectos a serem considerados em qualquer projeto estrutural é a tensão que leva o material à falha, ou ao colapso. Como primeira aproximação a tensão limite de escoamento, no caso de materiais dúteis, ou a tensão limite de resistência, para os materiais frágeis, é usada como referência para comparação com as tensões que solicitam o material, devido às cargas externas. Por outro lado, a partir do ensaio estático de tração, por meio de uma análise mais detalhada, é possível obtermos informações de grande valia para uso com modelos que permitem prever tanto a falha estática como a falha devida a cargas dinâmicas, como é o caso de uma falha por fadiga.
O ensaio de tração, ao qual é dada uma atenção particular, com um detalhamento da curva tensão-deformação, tanto a convencional, como a curva real. O ensaio de tração consiste em aplicar uma força, logicamente de tração, coincidente com o eixo do corpo de prova, medindo-se simultaneamente, durante o ensaio, a força aplicada e a deformação que o material sofre, devida à ação da carga.

Fotografia 2: Máquina eletromecânica EMIC DL 10000 de 100 KN de capacidade com várias células de carga e software para aquisição de dados.

Relato dos ensaios
Material ensaiado: Corpo de prova aço SAE 1020
Dimensões: 2,4 X 12,2 mm

Conclusão
Concluímos que a máquina de tração elétrica é mais moderna do que a máquina hidráulica, e nos informa os resultados com mais precisão. Na máquina elétrica necessitamos e temos ajuda do computador para programar o ensaio de tração.
Com o ensaio de tração podemos descobrir sua resistência, sua

Relacionados