Dosagem deHLD,triglicedes

1523 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO O Colesterol é uma substância gordurosa encontrada naturalmente no nosso corpo. Ele tem o papel vital de manter cada célula do corpo funcionado adequadamente. Entretanto, o acúmulo de colesterol no sangue pode aumentar o risco de doenças do coração. O colesterol é transportado pelo corpo por proteínas, essa combinação é chamada lipoproteína. Há dois tipos principais de lipoproteínas (‘colesterol’): HDL e LDL.
Lipoproteína de alta-densidade (HDL) é boa para o seu coração. Ela carrega colesterol das suas artérias para o seu fígado, onde é eliminada. Lipoproteína de baixa-densidade (LDL) é ruim para o seu coração. Ela carrega colesterol do seu fígado para seus tecidos do corpo. Se houver muito LDL, ou colesterol 'ruim' no seu corpo, ele pode se acumular nas células e nas artérias.
Uma das causas principais do colesterol sanguíneo elevado é comer muita gordura saturada. Depósitos de gordura (LDL) se acumulam nas suas artérias, fazendo com que o espaço livre em seu interior diminua. Isso coloca pressão no seu coração e torna mais difícil bombear sangue pelo seu corpo, aumentando o risco de doença arterial coronariana, que é a causa número um de mortes ao redor do mundo. A boa notícia, no entanto, é que pequenas mudanças em sua alimentação e estilo de vida muitas vezes é tudo o que você precisa para manter seu colesterol em um nível adequado, ou para reduzi-lo se já estiver elevado.
Saber quais são os valores de HDL e LDL é o primeiro passo para um estilo de vida mais saudável para o coração. Você pode descobrir quais são os seus valores ao fazer um exame de sangue simples, que pode ser feito em laboratórios após a solicitação de seu médico ou nutricionista.
O colesterol HDL é o colesterol bom, que age eliminando os depósitos de gordura no interior das artérias, diminuindo o risco de doenças cardíacas. O colesterol HDL baixo é perigoso, quando encontra-se em concentrações menores que 60mg/dl no sangue.
O que causa o colesterol HDL baixo é, principalmente,

Relacionados