Dosagem de ácido acetilsalicílico (aas) em medicamentos por potenciometria indireta

Páginas: 18 (4289 palavras) Publicado: 1 de maio de 2012
[pic]Universidade Federal de São João Del-Rei
Campus Alto Paraopeba






Dosagem de Ácido Acetilsalicílico (AAS) em medicamentos por potenciometria indireta



Relatório apresentado como uma das exigências
da disciplina de Análise InstrumentalExperimental à professora Ana Maria de Oliveira.



Fernanda Barreto de Oliveira Reis – 0945015-7
JamillyMarques Gasparoni – 0845018-8
Lívia Ávila de Oliveira – 0945035-1
Natália Kelly Lameu – 0945028-9




Ouro Branco – MG
Maio – 2011

Dosagem de Ácido Acetilsalicílico (AAS) em medicamentos por potenciometria indireta
Resumo
1. Introdução


Os métodos eletroanalíticos são técnicas de análise baseadas nas propriedades elétricas da solução do analito. Entre esses métodos estão incluídos atitulometria de oxidação-redução, a potenciometria, a voltametria, a coulometria e a eletrogravimetria. As técnicas eletroanalíticas são capazes de fornecer limites de detecção extremamente baixos e grande quantidade de informações que caracterizam e descrevem eletroquimicamente determinados sistemas. Em comparação com os demais métodos analíticos, os métodos eletroanalíticos são específicos para um estadode oxidação de um elemento e a instrumentação utilizada tem um custo menor. Ao contrário dos demais métodos a atividade das espécies em solução é fornecida em vez da concentração das mesmas. Entretanto, isso pode ser interpretado como uma vantagem ou desvantagem do método já que depende diretamente do tipo de análise que está sendo realizada [1].
Entre os métodos eletroanalíticos estão ospotenciométricos. Estes se baseiam em medidas do potencial de células eletroquímicas quando não há correntes significativas. A partir destes é possível obter as concentrações de íons presentes em solução. Uma célula para análise potenciométrica é composta por um eletrodo de referência de potencial conhecido, independente da concentração do analito ou íon presente em solução. O eletrodo de referênciamais utilizado é o eletrodo de Prata/Cloreto de Prata. Outra opção seria o eletrodo de calomelano, apesar de não poder ser utilizado em temperaturas superiores a 60°C, são mais seletivos [2].
O eletrodo indicador, outro componente da célula, fica imerso na solução do analito de potencial dependente da atividade do analito, deve ser específico na sua resposta e responder de forma rápida ereprodutível a atividade do íon. Os eletrodos indicadores podem ser de metálicos ou de membrana. Nos eletrodos de membrana o potencial medido se refere ao potencial entre a solução do analito e a solução de referência separada pela membrana. Os tipos de eletrodos de membrana são classificados em cristalinos e não-cristalinos. Entre os não-cristalinos estão os de vidro, geralmente empregados em medidas depH. Para que a membrana continue sempre sensível ao pH, esta deve ser mantida hidratada, mergulhando-a em soluções, comumente de KCl [1,2].
A potenciometria está sujeita a erros tais como os potenciais de junção líquida que surge quando duas soluções de eletrólitos diferentes são colocadas em contato. Na interface passa a existir um potencial, quando ânions e cátions apresentam diferentesvelocidades de difusão [2].
Os métodos potenciométricos podem ser classificados em direto ou indireto. A potenciometria direta é definida como uma determinação de um íon ou molécula através da medida do potencial de uma amostra comparada com o potencial de uma ou mais soluções padrão. Já a potenciometria indireta ou titulação potenciométrica é utilizada para encontrar o ponto de equivalência emtitulações a partir de medidas sucessivas do pH da solução a cada incremento de titulante. O instrumento utilizado nas análises por potenciometria é o pHmetro. Antes da sua utilização os pHmetros devem ser calibrados. A calibração é realizada a partir de soluções padrão de pH conhecidas [1].
As titulações potenciométricas fornecem dados mais confiáveis que os gerados por titulações que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dosagem do àcido acetilsalicílico (aas) em medicamentos por potenciometria indireta
  • Asdosagem de ácido acetilsalicílico (aas) em medicamentos por potenciometria indireta
  • Síntese do ácido acetilsalicílico (AAS)
  • Dosagem Do Ácido Acetilsalicílico Em Analgésicos
  • SÍNTESE DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO (AAS)
  • determinação acido acetilsalicilico em medicamentos
  • Determinação de ácido acetilsalicílico em medicamento
  • Titulação do aas- ácido acetilsalicílico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!