Dorothea Elizabeth Orem

Páginas: 2 (328 palavras) Publicado: 26 de junho de 2014
Dorothea Elizabeth Orem

Dorothea Orem nasceu em Baltimore nos Estados Unidos em 1914. Formou-se em 1930, recebendo o título de Bacharel em ciências e Educação de Enfermagem em 1939 eMestre em Ciências em Educação em Enfermagem em 1945. Obteve Doutorado em Ciências em 1945 e novamente em 1980 e 1988; Nomeada Membro Honorário da Academia Americana de Enfermagem em 1992. Somenteem 1939 recebeu seu primeiro diploma de enfermagem.

Em 1959 foi publicada a Teoria de Enfermagem do Deficit Autocuidado na qual tem o objetivo fazer com que os indivíduos cuidem de si mesmocomo, por exemplo, tomar banho sozinho, escovar os dentes, se alimentar sem auxilio, cuidar da saúde, da autoestima dentre outros. As crianças devem ter um acompanhante ou responsável junto, oqual irá auxiliar a criança no cuidado, caso não haja uma ausência de manter esta forma de cuidado, entra o papel do enfermeiro no processo de cuidar. Segundo a teoria geral de Orem que definea intervenção da enfermagem na ausência da capacidade de manter a quantidade e qualidade do autocuidado, como terapêuticas na sustentação da vida, saúde, recuperação de doenças. A Teoria doDeficit Autocuidado é baseada em outras três teorias:

Teoria do autocuidado: descreve e explica os motivos pelos quais o autocuidado é necessário para a vida, para a saúde e para o bem estar doindividuo.

Teoria do Deficit do autocuidado: consiste em aplicar quando e porque a enfermagem torna-se necessária e indispensável a pessoa em relação ao processo de cuidar. É maisabrangente do que a teoria anterior.

Teoria do Sistema de Enfermagem: relacionasse ao fato da pessoa estar em situação de déficit de autocuidado e para compensá-lo, necessita do cuidado deenfermagem. Logo, essa teoria se limita a explicar a maneira pela qual as pessoas são ajudadas pela enfermagem.

Mcenem, M.jwill, E.M. Bases teóricas para enfermagem, 2.ed, porto alegre: Artmed, 2009.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dorothea Orem
  • Dorothea orem
  • dorothea orem
  • Elizabeth Orem
  • Dorothea Orem
  • Dorothea orem
  • Dorothea Orem
  • Dorothea E. Orem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!