dor cronica idosos

Páginas: 14 (3304 palavras) Publicado: 16 de dezembro de 2014
1. Introdução

“Qualidade de vida (QV) é uma noção notavelmente humana que tem sido aproximada ao grau de contentamento encontrado na vida familiar, amorosa, social e ambiental e à própria estética existencial. Implica a capacidade de efetuar uma síntese cultural de todos os elementos que determinada sociedade considera seu padrão de conforto e bem-estar. O termo inclui muitos significados,que refletem conhecimentos, experiências e valores de indivíduos e coletividades que a ele se reportam em variadas épocas, espaços e histórias diferentes, sendo, portanto uma construção social com a marca da relatividade cultural” (MINAYO et al., 2000).
Segundo Moreira e Araújo (2005), no dia-a-dia, a saúde é identificada como bem-estar e qualidade de vida, e não apenas como falta de doenças. Naausência de saúde, não é possível sentir-se bem e desfrutar boa qualidade de vida, pode-se, no entanto, assegurar que a saúde não é o único componente necessário para uma vida de boa qualidade.
A padronização da qualidade de vida surgiu com a necessidade de igualar a definição da mesma, referente à concepção de cada indivíduo. Deveria então, ser conceituada como algo essencial a cada um, ouseja, teria que se sobrepor em qualquer indivíduo, fosse ele saudável ou incapacitado. Dessa forma, não poderia ser definida pelas condições do ambiente ou pelo comportamento induzido pela sociedade com quem se relaciona (NOBRE, 1995).
Segundo Seidl e Zannon (2004), duas tendências quanto à conceituação do termo na área de saúde são identificadas: qualidade de vida como um conceito mais genérico,e qualidade de vida relacionada à saúde. Ainda de acordo com o mesmo autor, no primeiro caso, QV apresenta uma definição mais ampla, aparentemente influenciada por estudos sociológicos, sem fazer referência a disfunções ou agravos. A Organização Mundial de Saúde (OMS,1995), esclarece esta conceituação, em que QV é definida como a consciência do ser humano quanto ao seu lugar em relação à culturae sistemas de valores, ao meio em que se inserem, em consideração aos seus propósitos, expectativas, padrões e interesses. Nesta definição fica implícito que o conceito de QV é subjetivo, multidimensional e que inclui elementos de avaliação tanto positivos como negativos (FLECK et al., 1999).

Na segunda tendência, o termo qualidade de vida relacionado à saúde é muito utilizado na literatura etem sido empregado com objetivos semelhantes à conceituação mais geral. No entanto, parece implicar os aspectos mais diretamente associados às enfermidades ou às intervenções em saúde (SEIDL e ZANNON, 2004).
O conceito de QV, conforme Inouye et al. (2008), é amplo e inclui uma variedade de dimensões que não se limitam às condições de saúde, controle de sintomas e intervenções médicas. NoBrasil, o interesse pelo tema qualidade de vida no campo da saúde, vem crescendo (SEIDL e ZANNON, 2004).
Segundo Moreira e Araújo (2005), não há um modelo universal de qualidade de vida, nem alguém que saiba o que tal conceito significa para cada pessoa. O senso de qualidade de vida é diferente em cada cultura.
Em meio a esse contexto, a OMS desenvolveu um questionário para aferir a QV chamadoWHOQOL. Esse questionário é composto por seis domínios: o físico, o psicológico, o do nível de independência, o das relações sociais, o do ambiente e o dos aspectos religiosos. Sua versão breve é composta por quatro domínios: o físico, o psicológico, o das relações sociais e o do ambiente.
Segundo Dourado et al. (2010), um dos fatores que possui grande influência na qualidade de vida é a dorcrônica, a qual é aquela que, diferentemente da aguda, é uma dor prolongada, a qual persiste por mais de três meses. De acordo com a OMS, a dor crônica afeta 30% da população mundial e aproximadamente 50 milhões de brasileiros, sendo uma das queixas mais comuns nos consultórios médicos, atendimentos de urgência e ambulatórios. A medida que vivemos mais, cresce o número de pessoas com dores na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dor crônica
  • Dor cronica
  • dor no idoso
  • A dor do idoso
  • Dor cronica x dor aguda
  • Tratamento dor cronica
  • Dor Crônica Lombar
  • Acupuntura no tratamento da dor crônica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!