Dops

Páginas: 3 (564 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2014
 Departamento de Ordem Política e Social

Criando em 30 de dezembro de 1924,um órgão do governo brasileiro foi usado durante o Estado Novo e um pouco mais tarde na Regimemilitar de 1964,seu principal objetivo era controlar e reprimir movimentos c f sociais contrários ao regime no poder. O órgão, que tinha a função de assegurar e disciplinar a ordem no país, foiinstituído em 17 de de abril de 1928 pela lei nº 2304 que tratava de reorganizar a polícia do Estado.
DOPS exercia função de órgão policial, e deixou documentos como ofícios, relatórios, radiogramas elivros que hoje servem como pesquisa histórica e busca de processos judiciais. Há dossiês que discriminam sobre a existência, na época, de eleições sindicais, greves, partidos políticos, atos públicos eoutros acontecimentos que eram registrados e vigiados pela DOPS.

Arquivos públicos estaduais

Os primeiros documentos sigilosos da ditadura militar que se tornaramconhecidos vieram das antigas delegacias de ordem política e social ,sendo elas ligadas às secretarias estaduais de segurança. Isso começou a acontecer ainda nos anos 1990. Esses papéis encontram-senos diversos arquivos públicos estaduais.
O Arquivo Público do Paraná e o Arquivo Público do Estado de São Paulo permitem o acesso irrestrito à documentação, bastando que o usuário assine um termode responsabilidade.
No caso do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (APERJ), o acesso é “restrito pela necessidade de autorização”. O site do APERJ não esclarece qual é a causa dessarestrição, mas deve ser a mesma que bloqueia, igualmente, o acesso a outros fundos: a questão da privacidade. Essa, por exemplo, é a razão alegada pelo Arquivo Público Mineiro para restringir o acesso a umaparcela – que eles garantem ser bem pequena – da documentação do DOPS de lá. O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo também impõe restrições.
No caso de outros estados importantes, como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o que era o DOPS
  • DOPS
  • Produtos DOP
  • igp e dop
  • Queijos dop
  • TCAT
  • A MPB e o DOPS no Brasil
  • Historia dop gnu/linux

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!