Doping

Páginas: 9 (2192 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014

Doping
• O que é o Doping no esporte?
Doping é o uso de drogas ou de métodos específicos que visam aumentar o desempenho de um atleta durante uma competição.
• Qual é a história do Doping no esporte?
 Desde os primórdios da humanidade o homem usa de suas capacidades físicas para sobreviver e desde então há registro do uso de substâncias para o aumento do rendimento no trabalho, na caça,entre outras atividades .
    Para Ehrnborg e Rosén , o uso de drogas e métodos entre os atletas para melhorar o desempenho físico é tão antiga quanto à história do esporte em si e tem sido uma característica da competição humana desde então. O conhecimento em desenvolvimento e uso de diferentes drogas e substâncias foram descritas em várias culturas durante a história, como entre os antigosegípcios, atletas gregos e gladiadores romanos que utilizavam chás de ervas e cogumelos, assim como os chineses que já conheciam os efeitos da efedrina.
    A “profissionalização” do esporte ocorreu a partir de 400 a.C., com prêmios elevados para os vencedores, resultando numa “casta” de desportistas muito bem pagos e prestigiados, os quais recebiam premiação em dinheiro, moradia, alimentação, isençãode impostos e do serviço militar. Tal valorização levou à profissionalização do esporte, resultando em sua comercialização e uma conseqüente corrupção do sistema .
    Nas primeiras edições modernas dos Jogos Olímpicos, o doping era raro, mas não ilegal. Uma das misturas dopantes mais usadas consistia em um coquetel com cocaína, cafeína e estricnina . O primeiro caso fatal de doping que se temnotícia ocorreu em 1886 com um ciclista francês. No ciclismo usavam-se intensivamente as speed balls, mistura de cocaína com heroína . O fato chamou a atenção do meio esportivo, foi iniciada então, a luta moderna pelo controle do doping .
    Na virada do século XXI, o controle de dopagem no esporte adquiriu uma maior sofisticação, englobando também, drogas sociais, banindo em várias modalidadesdesportivas a cocaína e alucinógenos derivados de anfetaminas e, de modo inovador, o consumo de maconha .
    A sofisticação da dopagem acompanha a evolução da farmacologia. Novas drogas com finalidade terapêutica, cada vez mais passam a ser usadas pelos seus efeitos terapêuticos e colaterais. Assim, atletas abusam do uso de beta-agonistas conhecidos como antiasmáticos (clembuterol, salbutamol,terbutalina) pelo seu efeito colateral anabolizante. Da mesma forma, são empregados insulina e seus análogos, hormônios de crescimento e gonadotrofina coriônica humana .
    O combate ao doping no esporte na sua forma moderna teve início na década de 60. Segundo relatos, cerca de 30% dos participantes dos eventos desportivos internacionais faziam uso de algum tipo de estimulante químico. Em 1967, oCOI condenou a prática do doping, apresentando uma lista de substâncias consideradas proibidas e iniciou o controle antidoping. O ano de 1968 com os Jogos Olímpicos de Inverno na França, e os Jogos Olímpicos de Verão na cidade do México pode ser considerado o marco do controle de doping no esporte .
    Para De Rose et al. , a luta contra a dopagem compreende, idealmente, não só a programação decontroles antidoping durante e fora de competições esportivas, mas especialmente uma conscientização e orientação dos atletas a respeito desta importante temática, bem como de um processo de julgamento no tempo e na forma adequada dos atletas quando ocorre um resultado analítico adverso no laboratório.


• Por que o Doping é proibido?
Essas substâncias são ilegais, por um motivo simples: podematé dar mais força ao atleta, mas, se tomadas por muito tempo, causam problemas físicos e podem até matar.
O doping é um problema que envolve até atletas muito jovens que sonham com medalha olímpica.
• Qual é o exame para controle e como é realizado?
Exames de sangue e urina.O controle do doping pode ser realizado pelo exame do sangue ou da urina do competidor imediatamente após o término de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doping.
  • doping
  • Doping
  • doping
  • Doping
  • doping
  • doping
  • Doping

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!