doping e nabolizantes

535 palavras 3 páginas
Doping no esporte

O que é um anabolizante?
O termo anabolizante significa substância que faz anabolismo, isto é, crescimento. No organismo humano, a testosterona (hormônio masculino), o hormônio de crescimento e a insulina, são os anabolizantes mais potentes.
O que é testosterona?
Testosterona é o hormônio masculino fabricado pelos testículos do homem e em menor quantidade pelos ovários e glândulas supra-renais da mulher.
Quais as funções da testosterona?
Ela tem basicamente duas funções: uma chamada anabólica e outra androgênica. Pela função anabólica ela atua, principalmente, sobre as zonas de crescimento dos ossos. Além disso, ela influencia o desenvolvimento de praticamente todos os órgãos do corpo humano. Pelo lado androgênico, ela é responsável pelo desenvolvimento das características sexuais masculinas (órgãos sexuais, produção de espermatozóides, pelos, barba, voz, etc). E mais: A testosterona age também na distribuição da gordura corporal, dando a nítida diferença entre a silhueta masculina e feminina.
Quantos esteroides anabólicos existem?
Aproximadamente 50. Além da testosterona , os mais conhecidos são a nandrolona, o cipionato de testosterona, o enantato de testosterona, o propinado de testosterona, a bolasterona, a oxandrolona, a metenelona, a metiltestosterona, o isocaproato de testosterona, o decanoato de testosterona, o estanozolol, dentre outros.
Quais as indicações clínicas dos esteróides anabólicos?
Várias patologias respondem bem ao uso de esteróides anabólicos. As principais são :
- deficiência hormonal da testosterona
- desnutrição
- câncer de mama
- anemia aplástica
- osteoporose
- impotência sexual(por insuficiência testicular)
- retardo pubertário masculino
- Eunuquismo(castração)
- climatério masculino
Suas contra-indicações absolutas são:
-carcinoma de próstata
-gravidez
-câncer mamário masculino.
Quanto tempo dura a ação de um esteróide anabólico?
A ação inicia-se nas primeiras

Relacionados