Dominios Colbit

472 palavras 2 páginas
O CobiT auxilia as organizações a ter uma “Governança” de TI mais controlada. Pode dizer-se que se posiciona a um nível superior ao da Gestão de Serviços de TI (ITIL) e da própria norma de Serviços de TI que é a ISO/IEC 20000. CobiT significa Control Objectives for Information and Related Technology(Controle de Objetivos para Informação e Tecnologia Relacionada). É focado no negócio, orientado a processos, baseado em controles e direcionado a métricas
O CobiT é um framework de Controle e TI de Governança que possui 4 domínios (Planejamento e Organização, Aquisição e Imple -mentação, Entrega e Suporte, Monitorização e Avaliação) e dentro desses 4 domínios possui 34 processos. Está na versão 4.1, e é mantido e atualizado constantemente pela ISACA (www.isaca.org), que hoje é um órgão de referência mundial em nível de TI.

O CobiT foi originalmente lançado como um framework de controle e processos para estabelecer a ligação entre o TI e os requisitos do negócio. Era inicialmente usado maioritariamente pelas seguradoras.
Após a adição em 1998 das orientações de gestão, Management Guidelines(Diretrizes de administração), o Cobit é usado cada vez mais como um framework de IT Governance, fornecendo ferramentas de gestão como métricas e modelos de maturidade para complementar a framework de controle.
Missão
O CobiT fornece práticas aceites generalizadamente para gestão e controlo da informação e recursos de tecnologia de informação. Foi desenhado para três audiências – gestão, utilizadores e auditores:
Para a Gestão –ajuda a balancear os riscos e controlar investimentos num ambiente de TI, na maior parte das vezes imprevisível.
•Para os Utilizadores –ajuda na obtenção de garantias acerca da segurança e controlos de serviços de TI fornecidos interna e externamente.
Framework
O framework Cobit ajuda a gestão a satisfazer as suas variadas necessidades colmatando as lacunas entre os riscos de negócio, necessidades de

Relacionados

  • Cobit
    1015 palavras | 5 páginas