Dominio espanhol e brasil horlandes

476 palavras 2 páginas
Dominio espanhol e brasil horlandes

no seculo XVII, os horlandeses ocuparam parte do nordeste brasileiro. Nas cidades pernambicanas e Recife e Olinfa encontramos herança dessa ocupaçao em casas e sobrados, ruas e pontes. UNIAO IBERICA

A União Ibérica foi um período histórico que teve início após o falecimento do Rei D. Sebastião. Essa perda abalou o governo de Portugal e, consequentemente, suas colônias de exploração, como o Brasil.

D. Sebastião não possuía herdeiros diretos, assim o Cardeal Dom Henrique, que era seu tio avô, acabou proclamado rei de Portugal. Porém, dois anos depois, Dom Henrique também acabou falecendo.

Começou, então, uma disputa pela posse da Coroa Portuguesa. O vitorioso foi o rei da Espanha Filipe II. Nesse momento, aconteceu a união ibérica, ou seja, a união das duas coroas ibéricas com o comando de único rei.

O domínio espanhol sobre Portugal gerou uma crise no começo do século XVI.

O reinado espanhol em Portugal chegou ao fim em 1640, quando o Duque de Bragança foi coroado rei de Portugal com o título de D. João I.

INVASOES HORLANDESAS

O Brasil foi invadido pelos holandeses por duas vezes. No ano de 1624 ocorreu a posse de Salvador, que durou um ano, e em 1630 eles tomam Pernambuco, controlando quase todo o Nordeste por 24 anos, tendo como principal objetivo a comercialização do açúcar.
De todas as regiões nordestinas, a mais abastada do mundo no cultivo de açúcar era Pernambuco, e como o objetivo dos holandeses era o controle deste produto na Europa, Pernambuco foi um alvo importante durante as invasões holandesas.
Os holandeses pretendiam alcançar a região dos engenhos, porém, eles foram obstruídos pelas Milícias dos Descalços – guerrilheiros que tinham o intuito de fazer oposição às invasões.
No ano de 1637 chegou a Pernambuco, designado pela Companhia das Índias – empresa instituída pela Holanda para avalizar a comercialização do açúcar brasileiro -, o conde Maurício de Nassau, militar de

Relacionados

  • dominio espanhol e brasil holandes resumo
    338 palavras | 2 páginas