DOMINGAOREDACAOINTERPRETACAO

2432 palavras 10 páginas
Interpretação
Interpretaç Textual / Redação
1. Com o objetivo de entreter seus visitantes, uma página na internet expôs a imagem de uma placa na traseira de um caminhão com a seguinte frase:
“É FÁCIO FALAR DE MIM DIFÍCIO
FAZER O QUE EU FASO”
A partir da análise dos elementos linguísticos presentes na frase, só NÃO podemos compreender que:

P
R
O
Fª.
S
H
E
N
I
A
B
E
Z
Z
E
R
A

a) Provavelmente, o produtor do texto apresenta pouco contato com as práticas de escrita. b) O autor da frase, certamente, baseia-se na modalidade oral da língua, pois, apesar dos desvios ortográficos, a sonoridade das palavras é mantida.
c) Por ser a escrita um registro fiel da fala, a frase demonstra um grande desvio em relação à norma culta da Língua Portuguesa.
d) A substituição do “L” pelo “O” nas palavras “fácio” e difício” se dá porque as duas letras acabam apresentando o mesmo fonema.
e) Além dos erros ortográficos, há a ausência de uma vírgula, mas, seguramente, a pausa entre as palavras “mim” e “difício” seria marcada na modalidade oral.
2. Os gêneros textuais caracterizam-se, geralmente, por apresentarem certos padrões estruturais e, principalmente, por se disporem a uma função específica no âmbito da interação social. Sabendo disso, analise atentamente o texto abaixo e marque a alternativa VERDADEIRA.
MEU DIÁRIO
7 de julho

Pai é um negócio fogo, o meu, o do Toninho, do Mauro, do Joca, do Zé Luís e o do Beto são mais ou menos. O meu deixa jogar na rua, mas nada de chegar perto da avenida. O Toninho está terminantemente proibido de ir ao bar do seu Porfírio. O do Beto é bem bravo, só que nunca está em casa: por isso, o Beto é o maior folgado e faz o que quer. Também, quando o pai chega, mixou a brincadeira. O do Joca é que nem o meu. O do Zé Luís deixa, mas é obrigatório voltar às seis em ponto e o do Mauro às vezes deixa tudo, outras dá cada bronca que Deus me livre, tudo na tal língua estrangeira [língua do P] que ele inventou.
AZEVEDO, Ricardo. Nossa Rua Tem um Problema.
São

Relacionados