Dom Casmurro

Páginas: 13 (3044 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Dom Casmurro - Defesa de Capitu


Primeiramente, a visão que temos dos fatos é perpassada da ótica de Dom Casmurro é subjetiva e unilateral: tudo que sabemos do seu passado, de seus amores, de Capitu, só conhecemos do seu ângulo: “Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei no tem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu.” (Cap. I, pág. 9,1ªlinha do 1º Parágrafo).

O narrador, Bento Santiago, não tinha nenhuma credibilidade, porque era movido pelo ciúme, e advogava em causa própria, tentando demonstrar, com base em indícios arbitrários, a culpa de sua namorada de infância (“... é para que não cuides que a vaidade de professor é que me fez padecer com a desatenção de Capitu e ter ciúmes do mar.” - Cap. CVII, pág. 152, 2ª linha do1º parágrafo / “Cheguei a ter ciúmes de tudo e de todos. Um vizinho, um par de valsa, qualquer homem, moço ou maduro, enchia-me de terror ou desconfiança.” -Cap.CXIII, pág. 159 e 160, 4ªlinha do 1º parágrafo); colocando a questão metafísica do ser e do parecer, da essência e da aparência, da dúvida entre o que conhecemos a respeito das pessoas e o que elas realmente são. Tudo parece gravitar emtorno do enigma de Capitu, mas a personagem realmente complexa do livro é Bentinho.

Movido pelo ciúme, o falso memorialista não poderá chegar ao passado autêntico, atando "as duas pontas da vida" (Dom Casmurro, capítulo 2). Suas reminiscências são distorcidas pelo ressentimento e pelo desejo de vingança. Atribui a motivações subalternas os gestos e palavras mais inocentes. Vê no olhar apaixonado deCapitu um “fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca” (Cap. XXXII, 5ª linha do 15º parágrafo).

José Dias influenciava muito no pensamento de Bentinho. A observação de José Dias sobre "um peralta da vizinhança" (Cap. LXII, pág.100, 2ª linha do 2º parágrafo) faz Bentinho desconfiar da fidelidade de Capitu, sem se darconta de que o comentário vinha de alguém notoriamente adverso à filha de Pádua.

A metáfora da égua ibera remete à natureza fantasiosa do narrador, Bento Santiago, que, no capítulo citado, recorre à imaginação para escapar da carreira eclesiástica. Como justificativa para a falta de vocação religiosa, imagina confessar à mãe, a devota D. Glória, seu relacionamento amoroso às escondidas comCapitu. No romance, a imaginação fecunda de Bento Santiago justifica a hipótese de adultério, fazendo crescer o ciúme, que sustenta a acusação e condenação de Capitu sem provas concretas: “a minha imaginação era uma grande égua ibera; a menor brisa lhe dava um potro, que saía logo cavalo de Alexandre;” ( Cap. XL, pág. 70 e 71, 8ª linha do 1º parágrafo).


Tese de acusação:
- Certa noite, jácasado, Bentinho está dando a Capitu uma aula de astronomia, ela se distrai, e confessa que estava pensando num pedido que fizera a Escobar, o de trocar uma pequena soma em libras esterlinas.
- Bentinho vai sozinho ao teatro, porque Capitu disse que estava indisposta, mas volta antes de terminar a peça, e encontra Escobar no corredor da casa.
- Dona Glória passa a tratar com frieza tanto Capitu comoEzequiel, o que sugere que sua intuição materna a fizera antever a verdade.
- A semelhança do filho Ezequiel com Escobar, prova tão forte, que diante dela Capitu renuncia a defender-se, o que para Dom Casmurro equivalia a uma confissão explícita.


Tese de defesa:
- Bento atribui significações extravagantes a ações que podem ser explicadas de um modo perfeitamente inocente. A distração deCapitu com a lição de astronomia é compreensível. Sua preocupação com as dez libras prova, no máximo, que a moça tinha uma tendência à economia. A presença ocasional de Escobar na casa não tinha em si nada de estranho, porque os dois casais se frequentavam quase diariamente e, também, Bento podia aparecer na casa de Escobar sem que este tivesse sido avisado.
- A frieza de Dona Glória pode se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dom casmurro
  • Dom Casmurro
  • dom casmurro
  • Dom Casmurro
  • Dom Casmurro
  • Dom Casmurro
  • Dom Casmurro
  • Dom casmurro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!