Dom Casmurro, resumo da obra, e introsução.

724 palavras 3 páginas
E.E Profª Maria Aparecida Veríssimo Madureira Ramos

A dura realidade do realismo

São José dos Campos / 2014

Professor: Thiago
Disciplina: Português

Resumo
O livro conta a história de Bento de Albuquerque Santiago, vulgo Dom Casmurro. Com mais de 50 anos ele resolve escrever sua vida para acabar com o tédio. Toda sua história se passa em três momentos: a infância e a adolescência (Bento é enviado ao seminário por sua mãe, que havia feito uma promessa, onde conhece seu melhor amigo, Escobar), o seu casamento com Capitu (Bento desconfia que o filho não seja dele) e o final trágico, em que seu melhor amigo e sua esposa morrem.
Devido a promessa de sua mãe, a dúvida de que sua esposa havia o traído e a morte de sua esposa e amigo fez de sua vida duvidosa, conturbada e sem um final feliz, mas afinal essa obra se trata do realismo, não de um conto de fadas.

Introdução
No dia 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro, nascia aquele que viria a ser considerado um dos maiores escritores da língua portuguesa, Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta. Filho de Francisco José de Assis e Maria Leopoldina Machado, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta.
Aos 16 anos, teve seu primeiro trabalho literário, o poema "Ela", na revista Marmota Fluminense, de Francisco de Paula Brito. A Livraria Paula Brito acolhia novos talentos da época. Com 17 anos, consegue emprego como aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional, e começa a escrever durante o tempo livre. Conhece o então diretor do órgão, Manuel Antônio de Almeida, autor de Memórias de um sargento de milícias, que se torna seu protetor.
Com pouco mais de 20 anos de idade, começa a trabalhar como redator de jornal e a colaborar para uma série de veículos da imprensa: Correio

Relacionados