dom casmurro machado de assis

Páginas: 2 (282 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014
Dom Casmurro do título, conta sua trajetória a partir da infância, centrando-se na narração de sua amizade com a vizinha pobre, Capitu, com quemacaba se casando.
A obra é um triângulo amoroso com um jovem seminarista, separação, preocupação com as aparências etc.
Na obra aparece àtraição,o sentimento de impotência, o amor junto com o ódio, a morte e a vida, além da solidão e da velhice etc.
A obra tem capítulos curtos, no qual oautor expressa seu sarcasmo. Nela ele expressasentimentos, razão e é cheia de humor.
Em Dom Casmurro o narrador não é confiável, ele mente,distorce e confunde o leitor, no qual ele conversa ao longo da narrativa. O final da história tem um finaltriste, pois Bento julga-se ter sido traídopela esposa e pelo seu melhor amigo
Nunca se há de chegar a uma conclusão definitiva sobre a traição de Capitu. O que importa, porém, é o fato deBentinho, igualmente impossibilitado de dispor da prova definitiva, ter optado pela acusação e por construir a história a fim de validar suahipótese.
A história é narrada em primeirapessoa pelo protagonista no qual Bento tem o apelido de Dom Casmurro, órfão de pai é criado pela mãe DonaGloria, os tios e o padrinho.
A mãe de Bento manda ele para o seminário ai ele conhece Escobar que também é um seminarista e que se torna seu melhoramigo.
Bento e Capitu se casam em 1865. Com o passar do tempo ela engravida e tem um menino chamado Ezequiel em homenagem ao amigo Escobar.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dom Casmurro- Machado de Assis
  • Trabalho Dom Casmurro
  • machado de Assis e o livro dom casmurro
  • Interpretações de dom casmurro de machado de assis
  • Semelhanças entre Dom Casmurro e Machado de Assis
  • texto argumentativo dom casmurro machado de assis
  • Resumo e impressões do romance Dom Casmurro de Machado de Assis
  • Narrador e foco narrativo (dom casmurro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!