domínios da natureza

Páginas: 30 (7327 palavras) Publicado: 10 de fevereiro de 2014
. Os domínios de natureza no Brasil
1
Potencialidades Paisagísticas Brasileiras*

Todos os que iniciam no conhecimento das ciências da natureza – mais cedo ou mais tarde, por um caminho ou por outro -, atingem a idéia de que a paisagem é sempre uma herança. Na verdade, ela é uma herança em todo sentido da palavra: herança de processosfisiográficos e biológicos, e patrimônio coletivo dos povos que historicamente as herdaram como território de atuação de suas comunidades.
Num primeiro nível de abordagem, poder-se-ia dizer que as paisagens têm sempre o caráter de heranças de processos de atuação antiga, remodelados e modificados por processos de atuação recente. Em muitos lugares – como é o caso dos velhos planaltos e compartimentosde planaltos do Brasil – os processos antigos foram responsáveis sobre tudo pela compartimentação geral da topografia. Nessa tarefa, as forças naturais gastaram de milhões a dezenas de milhões de anos. Por sua vez, os processos remodeladores são relativamente modernos e menos recentes, restringindo-se basicamente ao período Quaternário, e medem-se por sua escala de atuação de processosinterferentes, cuja duração gira em torno de alguns milhares, até dezenas. ou, quando muito, centena de milhares de anos.
Os primeiros agrupamentos humanos assistiram às variações climáticas e ecológicas desse flutuante “universo” paisagístico e hidrológico dos tempos quaternários e foram profundamente influenciados por elas. Entrementes, dentro da escala dos tempos históricos –nos últimos cinco a sete milanos – a despeito de algumas modificações locais ou regionais dignas de registro, tem dominado um esquema global de paisagens zonais e azonais, muito próximo daquele quadro que ainda hoje se pode reconhecer na estrutura paisagística da superfície terrestre. Num segundo plano de abordagem, é indispensável ressaltar que as noções herdaram fatias – maiores ou menores – daqueles mesmos conjuntospaisagísticos de longa e complicada elaboração fisiográfica e ecológica. Mais do que simples espaços territoriais, os povos herdaram, paisagens e ecologias, pelas quais certamente são responsáveis, ou deveriam ser responsáveis. Desde os mais altos escalões do governo e da administração até o mais simples cidadão, todos têm uma parcela de responsabilidade permanente, no sentido da utilizaçãonão-predatória dessa herança única que é a paisagem terrestre. Para tanto, há que conhecer melhor as limitações de uso específicas de cada tipo de espaço e de paisagem. Há que procurar obter indicações mais racionais, para preservação do equilíbrio fisiográfico e ecológico. E, acima de tudo, há que permanecer eqüidistante de um ecologismo utópico e de economismo suicida (Walder Góes, 1973). Já se pode preverque entre os padrões para o reconhecimento do nível de desenvolvimento de um país devam figurar a capacidade do seu povo em termos de preservação de recursos, o nível de exigência e o respeito ao sazeonamento de atividades, assim como a própria busca de modelos para uma valorização e renovação corretas dos recursos naturais. Evidentemente, para os que não têm consciência do significado dasheranças paisagísticas e ecológicas, os esforços dos cientistas que pretender responsabilizar todos e cada um pela boa conservação e pelo uso racional da paisagem e dos recursos da natureza somente podem ser tomados como motivo de irritação, quando não de ameaça, em curto prazo, à economicidade das forças de produção econômica.


Os Grandes Domínios Paisagísticos Brasileiros

Oterritório brasileiro, devido a sua magnitude espacial, comporta um mostruário bastante completo das principais paisagens e ecologias do Mundo Tropical. Pode-se afirmar que um pesquisador ativo, entre nós, em poucos anos de investigações, poderia percorrer e analisar a maior parte das grandes paisagens que compõem o mosaico paisagístico e ecológico do país. Trata-se de uma vantagem que se acrescenta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dominios de natureza
  • Domínios de Natureza no Brasil
  • os dominios de natureza e o patrimonio ambiental
  • os domínios da natureza e o patrimônio ambiental
  • Natureza elemento de conquista e domínio.
  • OS DOMINIOS DA NATUREZA E O PATRIMONIO AMBIENTAL
  • Resenha: Os domínios de natureza do Brasil (Aziz Ab'saber)
  • Resumo: Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!