dojrojrf

4280 palavras 18 páginas
C.E.Alfredo Neves Alunos: T:3005 Geovana Dias n° 16 Michael Prado n° 46 Luan Viana n° Leandro Oliveira n°

ESPAÇO URBANO

O espaço urbano se caracteriza pela aglomeração de pessoas, atividades e edificações, as cidades são sedes de municípios, independentemente do número de habitantes que possam ter. As cidades trazem consigo todas as transformações históricas, pois elas passam por vários momentos determinantes na arquitetura, na cultura, na composição paisagística etc.
As cidades podem variar de tamanho, de momento histórico, de formação urbana entre outros.
As cidades brasileiras podem ser classificadas segundo a sua função, podem ser: Cidades turísticas: São cidades em que a principal atividade econômica está no setor de turismo. Nessa categoria podemos citar Rio de Janeiro, Caldas Novas, Salvador entre várias outras.

Cidades industriais: Corresponde à cidade na qual a atividade econômica está no setor industrial, ou seja, há grande concentração de indústrias, independente do que é produzido. São exemplos de cidades industriais São Paulo, São José dos Campos e ABC paulista.

Cidades portuárias: São cidades próximas a portos e que sofrem influência dessa atividade. Exemplo: Santos.
Cidades comerciais e prestadoras de serviços: Cidades que têm como principal atividade o comércio varejista e a prestação de serviços. Exemplo: Uberlândia e Goiânia. Portanto, o espaço urbano é uma abstração do espaço social, que é o espaço total. Atribui-se, ao termo urbano, o que se considera próprio das cidades. Não se deve

Relacionados