dois irmaos

Páginas: 10 (2355 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014



Ana Júlia Lopes nº 02
Daniel Dias nº 06
Giovanna Piccioni nº 16
Kendy Yoshiy nº 24
Maria Gabriela Gerioni nº 30




LITERATURA
MICHELLE A. DIAS SCHIABER




DOIS IRMÃOS
Milton Hatoum








CORNÉLIO PROCÓPIO/PR
2014


Ana Júlia Lopes
Daniel Dias
Giovanna Piccioni
Kendy Yoshiy
Maria Gabriela Gerioni








DOIS IRMÃOS







Trabalhoapresentado à disciplina de Literatura,ministrada pela professora Michelle aos alunos do 3º ano do Ensino Médio do período matutino.





Cornélio Procópio
Março/2014SUMÁRIO



INTRODUÇÃO...............................................................04

1. DESENVOLVIMENTO ............................................................05
1.2 PERSONAGENS........................................................ 07
1.3 TEMÁTICA ..................................................... 09
1.4 FOCO NARRATIVO ...................................... 10
1.5 ESPAÇO (AMBIENTE – CENÁRIO) ............. 13
1.6 DIVISÃO DA OBRA (resumo) ...................... 17

CONCLUSÃO .............................................................19

REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS ...........................20




INTRODUÇÃO

O livro Dois Irmãos, lançado em 2000, é marcado pela questão da identidade, que perpassa toda a cultura pós-moderna, especialmente a literatura, pois representa a busca do próprio ser humano, que se sente, hoje, como um nômade, um incessante exilado, onde quer que esteja. Este traço é ainda mais acentuado nesta obra, povoadapor personagens que deixaram sua pátria para tentar no Brasil uma vida nova, e por seus descendentes, que ainda não se sentem à vontade no lugar que ocupam.


1 DESENVOLVIMENTO


Dois Irmãos, romance de Milton Hatoum, narra história de ódio familiar. Escrito em estilo enxuto e ao mesmo tempo repleto de sutilezas, a obra vale-se das frases curtas, ligeiras, com pouca fantasia ou adjetivação,imprimindo clareza e sobriedade. O vocabulário é comum, condizendo com a literatura contemporânea. Isso garante inteira identidade entre o autor e o leitor.
Nessa obra, Hatoum demonstra grande domínio da técnica da ficção, num estilo mais enxuto que o da primeira obra e, ao mesmo tempo, repleto de nuanças e sutilezas.
A trama gira em torno da tumultuada relação entre dois irmãos gêmeos, Yaqube Omar, em uma família de origem libanesa que vive em Manaus. O ambiente que forma o pano de fundo da história é o de imigrantes que se dedicam ao comércio, numa cidade que vê aprofundar-se sua decadência, após o período de grande efervescência econômica e cultural vivido no início do século XX.
O título da obra faz referência às duas personagens principais, Yaqub e Omar, irmãos gêmeos,idênticos no físico, mas opostos nas atitudes e no caráter. Movidos pela rivalidade, vão destruindo as relações pessoais e familiares, semeando discórdia, inveja, vingança e ódio.



















1. 2 PERSONAGENS

NAEL – narrador da história, seu nome é revelado apenas na metade do livro. É filho da índia Domingas, empregada da casa, com um dos gêmeos. De sua posição de agregado,ao mesmo tempo secundária e privilegiada, transmite os acontecimentos ao leitor. 

OMAR – um dos gêmeos. Por ter sido o segundo a nascer, é chamado pelo narrador de Caçula. Sua relação muito estreita com a mãe sugere o incesto. Indisciplinado e intempestivo, é capaz de ações inesperadas e corajosas. 

YAKUB – o irmão gêmeo de Omar. Introvertido e dedicado aos estudos, revela-se na juventudeum grande conquistador. Parece sofrer com a preferência da mãe pelo irmão. 

ZANA – mãe dos gêmeos e de Rânia. Mulher bela e de temperamento forte, é apaixonada por  Omar. 

HALIM – marido de Zana, apreciador dos prazeres da vida e nostálgico, mas também forte e corajoso. O tempo parece não influenciar a intensidade do amor que sente pela mulher. 

RÂNIA – irmã mais nova dos gêmeos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dois irmãos
  • Dois irmãos
  • Dois irmãos
  • dois irmão
  • Dois irmãos
  • Dois irmãos
  • Dois irmãos
  • dois irmãos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!