Dois irmãos

Páginas: 9 (2046 palavras) Publicado: 19 de dezembro de 2012
História de ódio familiar
O romance Dois Irmãos de Milton Hatoum.
Escrito em estilo enxuto e ao mesmo tempo repleto de sutilezas, o romance narra a tumultuada relação de ódio entre dois irmãos gêmeos, numa família de origem libanesa que vive em Manaus
O romance Dois Irmãos, publicado em 2000, rompeu um silêncio de 11 anos que Milton Hatoum vinha mantendo desde Relato de um Certo Oriente, suaestréia como romancista. O autor costuma dizer, em entrevistas, que “cada livro nos ensina a escrever”. Se sua afirmação for levada ao pé da letra, nenhum livro lhe ensinou tanto quanto Dois Irmãos. Nessa obra, Hatoum demonstra grande domínio da técnica da ficção, num estilo mais enxuto que o da primeira obra e, ao mesmo tempo, repleto de nuanças e sutilezas.
O relato é conduzido por Nael, filhoda serviçal de uma abastada família libanesa integrada pelos irmãos gêmeos Yaqub e Omar, de naturezas distintas, unidos por um ódio avassalador. A princípio, a história parece estar centrada na relação entre ambos, mas logo se percebe que ela é apenas um pretexto para que o narrador encontre a si mesmo, a partir da descoberta de sua real paternidade.
Sua mãe, Domingas, nutrira no passado umaintensa paixão por Yaqub, filho honesto e dedicado ao trabalho, mas fora estuprada violentamente por Omar, figura agressiva e contraditória, desprovida de qualquer traço de responsabilidade. Assim, torna-se um enigma para Nael saber quem é seu pai, se ele é fruto do amor ou da violência.
Tudo se passa em uma residência situada em um bairro próximo ao porto de Manaus. Aí o narrador presencia as tramasurdidas no seio de uma família importante, que envolvem afetos ardentes, revanche, relacionamentos perigosos. O leitor entra em contato com este universo através do ponto de vista de Nael, que tudo vê da ótica de sua própria classe social, que molda nitidamente sua vivência cultural.
É assim que o leitor é apresentado ao chefe da família, Halim, que se esforça para encontrar as respostas maiscorretas diante dos impasses familiares; à matriarca Zana, que não oculta sua predileção por Omar; à irmã Rânia, que mantém uma ambígua relação com os irmãos; à singela e generosa Domingas, mãe de Nael.
O enredo tem início com o retorno de Yaqub, que na adolescência fora sacrificado pela família, afastado aos treze anos do convívio familiar para que o confronto entre ele e Omar fosse atenuado. Estadecisão marca definitivamente a vida deste personagem, preterido em prol do irmão. Apesar de tudo, porém, o rapaz progride profissionalmente e contrai matrimônio com Lívia, antigo amor dos dois irmãos, o que agrava o conflito entre ambos. Nael, por sua vez, impedido de estudar pelo esforço de sobrevivência, é marcado pela condição de bastardo e mantém a idéia fixa de desvendar sua paternidade.A trama gira em torno da tumultuada relação entre dois irmãos gêmeos, Yaqub e Omar, em uma família de origem libanesa que vive em Manaus. O ambiente que forma o pano de fundo da história é o de imigrantes que se dedicam ao comércio, numa cidade que vê aprofundar-se sua decadência, após o período de grande efervescência econômica e cultural vivido no início do século XX.

AVANÇOS E RECUOS NOTEMPO
A narrativa apresenta avanços e recuos no tempo, sem uma cronologia linear. Os problemas vão sendo revelados ao leitor aos poucos, conforme o narrador rememora fatos esclarecedores e os encadeia para solucionar (ou deixar em suspensão) os enigmas da história.

Uma breve introdução narra a morte de Zana, em situação de enorme angústia. Na cena descrita, o silêncio que respondenegativamente à última pergunta da mulher (“Meus filhos já fizeram as pazes?”) coincide com o fim do dia.

O primeiro capítulo começa com a volta do jovem Yaqub de uma viagem forçada ao Líbano. Pode-se concluir que essa ação se passa em 1945, no fim da II Guerra Mundial, pois o porto do Rio de Janeiro está “apinhado de parentes de pracinhas e oficiais que regressavam da Itália”.

O motivo da viagem ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dois irmãos
  • dois irmaos
  • Dois irmãos
  • Dois irmãos
  • dois irmão
  • Dois irmãos
  • Dois irmãos
  • dois irmãos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!