Dois irmãos

Páginas: 8 (1963 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
 

 
*Autora – Acadêmica Curso Psicologia - Universidade Luterana do Brasil – Campus Guaíba

 
** Professoras Orientadoras – Docentes da Universidade Luterana do Brasil - Campus Guaíba
INDISCIPLINA NA ESCOLA
Maria Otilia Sartório*Mara Nieckel da Costa **Patrícia Arlaque**
Resumo
: A indisciplina é um dos principais problemas encontrados no contexto escolar. Temdiversas origens, é dedifícil manejo e preocupa professores, pais e equipe diretiva. Neste artigo,apresenta-se uma revisão bibliográfica, o relato de uma experiência de estágio em uma Escola daRede Pública Estadual e a análise crítico reflexiva desta atuação.
 Palavras-chave
: indisciplina, contexto escolar 
INTRODUÇÃO
A Universidade Luterana do Brasil – Campus Guaíba (RS) disponibiliza para Escolas daRede PúblicaEstadual do município, o Serviço da Assessoria e Pesquisa em Psicologia Escolar – SAPPE, que é desenvolvido por alunos do Curso de Psicologia, quando em Estágio emPsicologia Escolar.Constatou-se nas visitas às Escolas, que a indisciplina era a principal preocupação nodiscurso das direções e professores, se constituindo como principal obstáculo ao trabalho pedagógico. Assim, será apresentada umarevisão bibliográfica sobre o tema, indisciplina naescola, um relato de experiência relacionado ao trabalho desenvolvido em uma das Escolasatendidas pelo Serviço de Assessoria e Pesquisa, e reflexões críticas em relação à experiênciarelatada e a bibliografia consultada.
1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
A indisciplina na escola é caracterizada como falta de controle de impulsos e baixatolerância afrustrações; comportamentos inadequados, como agressões a colegas e professores,desrespeito e dificuldades de aceitação e cumprimento das normas e regras disciplinares, muitasvezes, desacato à autoridade dos professores e destruição do patrimônio escolar (BÖCK,1996;REGO,1996)
 
 2As regras que implicam valores e formas de conduta estão relacionadas aos limites. Estesdevem ser interpretados como o que nãopode ser feito ou ultrapassado e também como nosentido de situar, dar consciência da posição ocupada dentro de um espaço social : a família, aescola, a sociedade como um todo (LA TAILLE,1998). Assim, a indisciplina seria característicadaquele que não tem limites, que não respeita a opinião e sentimentos alheios, que apresentadificuldades em entender o ponto de vista do outro, que não conseguedialogar e conviver demodo cooperativo com seus pares (REGO, 1996).As relações familiares são muito importantes no desenvolvimento humano econseqüentemente, os estilos educativos tem grande influencia na formação educacional(OLIVEIRA, 1995). Baumrind (apud PREDEBON, 2005), desenvolveu pesquisas sobre osestilos educativos parentais e nomeou uma tipologia de estilos parentais, classificando-osem:autoritário, autorizante e permissivo. O estilo autoritário caracteriza-se pela obediência, pelorespeito à autoridade, pelo trabalho, pela tradição dos pais e pela preservação da ordem. Não háestímulo à comunicação aberta e bidirecional entre pais e filhos. Os padrões são rígidos, utiliza-sea punição e, muitas vezes, a força física para disciplinar os filhos. Já o estilo educativoautorizantecaracteriza-se pelo estabelecimento de limites e regras claras, com explicação sobreestas regras, suporte emocional, autonomia, comunicação clara, aberta e bidirecional, onde os pais estimulam os filhos à independência e individualidade. Por fim, o estilo educativo permissivo inclui pais muito tolerantes, pouco autoritários, que utilizam o mínimo de punição possível, fazem poucas exigências porcomportamentos maduros e permitem uma considerávelauto-regulação por parte dos filhos. Diante de situações de conflitos, não estabelecem limites e parâmetros.Moreno e Cubero (apud Rego, 1996) se reportam às conseqüências de cada um destesestilos educativos. O estilo de uma educação familiar autoritária manifesta aspectos como aobediência e organização, timidez, apreensão, baixa autonomia e auto-estima....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dois irmãos
  • dois irmaos
  • Dois irmãos
  • Dois irmãos
  • dois irmão
  • Dois irmãos
  • Dois irmãos
  • dois irmãos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!