Dois irmãos

Páginas: 3 (504 palavras) Publicado: 15 de junho de 2011
RESENHA: “Dois Irmãos”,

Resenha sobre “Dois Irmãos”, de Milton Hatoum

Dois “Brasis”
A história familiar que sintetiza o conflito entre um Brasil arcaico e um moderno

O embate épico entredois irmãos gêmeos é o que ampara o melhor romance brasileiro dos últimos anos. Entretanto, o significado de “Dois irmãos”, de Milton Hatoum, está muito além do conflito puro e simples entre os irmãosYaqub e Omar. O livro representa o choque entre um Brasil arcaico, avesso ao trabalho e provinciano, com um Brasil moderno, marcado pela industrialização e urbanização que começa a se desenvolverdepois dos anos 30. O cenário não poderia ser melhor: Manaus da década de 40 e 50, afetada pela chegada da tecnologia e industrialização.

A trama começa com as personagens Halim, um libanês radicado emManaus – Hatoum é descendente de libaneses e nasceu em Manaus -, e a brasileira (filha de um libanês) Zana. Os dois se casam e vivem num deleite quase que interminável. Mas, com a chegada dos filhos,tão desejada por Zana e temida por Halim – ele já previa que perderia espaço para os filhos - o gozo se torna esporádico e dá lugar ao sofrimento. Primeiro vieram os gêmeos e depois a caçula Rania.Domingas, uma índia entregue à família, e seu filho Nael – fruto de uma relação casual e indesejada entre a índia e Omar – completam a família marginalmente.

Dividida, basicamente, em duas frentes:uma que é composta pela dupla Zana e Rania, e outra, pelo trio Halim, Domingas e Nael; a família toma decisões e atitudes a fim de evitar o choque inadiável entre os gêmeos. O primeiro grupo nutre umamor incomensurável - considerado por alguns como incestuoso – pela vivacidade de Omar; do outro lado, estão os que preferem o silêncio e a prudência de Yaqub. É a partir dessa divisão, porém,variável, que Nael contará a saga da família líbano-brasileira e irá tentar descobrir sua paternidade.

A educação e a vocação dos gêmeos é quem determinará o futuro de cada um. Omar é retratado como o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dois irmaos
  • Dois irmãos
  • Dois irmãos
  • dois irmão
  • Dois irmãos
  • Dois irmãos
  • Dois irmãos
  • dois irmãos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!