dogmatica jurídica

Páginas: 5 (1101 palavras) Publicado: 2 de maio de 2014

ANÁLISE: “UM DISCURSO SOBRE A CIÊNCIA” E “A CIÊNCIAÇÃO DO DIREITO”










ANÁLISE: “UM DISCURSO SOBRE A CIÊNCIA” E “A CIÊNCIAÇÃO DO DIREITO”
Em “ Um discurso sobre a ciência”, percebe-se um discussão sobre a organização da ciência. O autor faz reflexão sobre o paradigma dominante. A ciência moderna fundamentada no modelo racionalidade passa por um salto qualitativo doconhecimento direcionando o pensamento do conhecimento não cientifico para o científico.
A partir daí, surge o período de transição em que faz-se necessário valorizar o conhecimento cientifico. Com a ciência moderna, o conhecimento científico criado comprometia-se com o rigor à quantificação, utilizando uma das ciências exatas, a matemática.
As leis da ciência moderna aproximam-se dos pressupostosabordados pelo mecanicismo de Newton e aos ideais de Montesquieu, apreciando a hegemonia às normas impostas pela sociedade. O foco é a ordem para compreender como as coisas funcionam e qual o seu fim diante das transformações sociais.

Em meio ao olhar mecanicista, surge o paradigma moderno, tendo como interesse estudar a natureza com atenção, levando em consideração asociedade, abordando fenômenos sociais com objetividade por serem históricos e vinculados a determinada cultura, em que as leis das mesmas não permitem simplificar comportamentos e quando isto ocorre, conspira-se para o atraso das ciências sociais.

O paradigma emergente se apresenta a partir da necessidade de uma vida decente proporcionando para tal, quatro designações. Naprimeira, o autor afirma que o conhecimento científico-natural é científico-social, demonstrando que a distinção dicotômica deixa de ter sentido e utilidade, à medida que as ciências naturais se aproximam das ciências sociais, e, estas se aproximam da humanidade. A fusão das ciências naturais e sociais posiciona a pessoa, como autor e sujeito do mundo, no centro do conhecimento.De maneira a provocar a queda das dualidades antes constituídas, como a relação subjetivo/objetivo, coletivo/individual, animal/pessoa orgânico/inorgânico, dentre outros.

O conhecimento é total, universal, indivisível e local por se relacionar às temáticas de interesse na investigação, se realiza a separação em decorrência da contextualização, e não do fato emsi. Além disso, esse conhecimento temático, localizado é incentivado para migrar a outros contextos que não os seus de origem, onde possam ser reaplicados. A terceira designação traduz que o conhecimento é autoconhecimento, na medida em que a ciência é autobiográfica. A ciência não descobre, cria e, este ato criativo é protagonizado pelo cientista, que transporta consigotrajetórias de vida, valores e crenças.

Na segunda designação, o autor dita que todo conhecimento é local e total contrariando a parcelização e disciplinarização do saber científico, característico do paradigma moderno, visto que, acarreta efeitos negativos, pois o conhecimento é total, universal, indivisível e local por se relacionar com as temáticas de interesse na investigação.


Aterceira designação diz que o conhecimento é autoconhecimento, na medida em que a ciência é autobiográfica. A ciência não descobre, ela cria e este ato criativo da ciência é protagonizado pelo cientista, que traz consigo trajetórias de vida, valores e crenças. O conhecimento cientifico é resubjetivado, traduzindo-se em saber prático que orienta as ações e ensina a viver, defendendo que omundo deve ser contemplado para ser compreendido.

A última designação do autor versa sobre o conhecimento científico que visa a constituir-se em senso comum. Este senso comum será valorizado, por reconhecer nesta forma de conhecimento algumas potencialidades que podem enriquecer a nossa relação com o mundo. No final do século XX o homem passa a construir um conhecimento de si,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dogmática Jurídica
  • dogmatica juridica
  • dogmatica juridica
  • Dogmática Jurídica
  • dogmatica juridica canonica
  • Relação entre filosofia e dogmática jurídica
  • Zetética e Dogmática Juridica
  • Zetética e Dogmática Juridica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!