doenças trasmicivil

1351 palavras 6 páginas
INSTITUTO TÉCNICO EDUCACIONAL MADRE TERESA

INSTITUTO TÉCNICO MADRE TERESA

05 de Agosto de 2013 Taguatinga-DF
INSTITUTO TÉCNICO EDUCACIONAL MADRE TERESA

05 de Agosto de 2013 Taguatinga-DF

Estrongiloidíase
A Estrongiloidíase ou Estrongiloidose é uma doença causada pelo parasita Strongyloides stercoralis e possui maior prevalência em regiões quentes (com temperatura entre 25 a 30º C) e com bastante umidade. Os nematódeos são encontrados em solo arenoso e podem viver indefinidamente no solo como formas livres.
A forma parasita deste verme possui corpo cilíndrico, filiforme, esbranquiçada, com as extremidades afiladas. Na porção anterior encontramos a boca com três pequenos lábios. Possui esôfago estreito e cilíndrico (filarióide), e mede de 2 a 3 mm de comprimento.
Quanto à forma de vida livre, o parasita possui a seguinte morfologia:
*Larva rabditóide mede aproximadamente 0,25 mm, possui esôfago rabtitóide, vestíbulo bucal curto e primórdio genital visível.
*A larva filarióide mede cerca de 0,5 mm e contém esôfago cilíndrico que se estende quase até a metade do corpo da larva. Possui vestíbulo bucal e a cauda termina como uma pequena bifurcação.
*O macho e a fêmea possuem boca com três pequenos lábios, esôfago do tipo rabditóide e vestíbulo bucal curto. A fêmea é maior (1,5 mm) e possui extremidade posterior delgada e voltada ventralmente, apresentando duas espículas pequenas.

Transmissão
A infecção no homem ocorre por penetração cutânea das larvas filarioides infectantes (L3). Outra via de infecção possível é a ingestão de água ou alimentos contaminados com larvas infectantes. Além disso, pode ocorrer a autoinfecção externa e interna. A autoinfecção externa ocorre quando as larvas rabditoides presentes em resíduos de fezes na região anal e perianal transformam-se em larvas

Relacionados