Doenças Immunopreviniveis e animais peçonhentos.

8262 palavras 34 páginas
Doenças Immunopreviniveis e animais peçonhentos.

Trabalho sobre:
A)Doenças Immunopreveniveis: doenças que podem ser prevenidas com a imunização ou a vacinação.
1-Tuberculose: é uma doença infecciosa causada por uma bactéria que atinge principalmente os pulmões, mas que pode também atingir outros órgãos.
Agente infeccioso: É uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK).
Reservatório: O homem é o principal reservatório. Entretanto, em algumas regiões, o gado bovino doente pode também servir de fonte de infecção.
Modo de transmissão: A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa, principalmente, através do ar(gotículas).
Período de incubação :Após a infecção pelo M. tuberculosis, transcorrem, em média, 4 a 12 semanas para a detecção das lesões primárias. A maioria dos novos casos de doença pulmonar ocorre em torno de 12 meses após a infecção inicial.
Período de transmissibilidade: A transmissão é plena enquanto o doente estiver eliminando bacilos, e não tiver iniciado o tratamento. Com o esquema terapêutico recomendado, a transmissão é reduzida, gradativamente, a níveis insignificantes, ao fim de poucos dias ou semanas. As crianças, com tuberculose pulmonar, geralmente não são infectantes.
Suscetibilidade: A infecção pelo bacilo da tuberculose pode ocorrer em qualquer idade, mas no Brasil geralmente acontece na infância. Nem todas as pessoas expostas ao bacilo da tuberculose se tornam infectadas.
Imunidade: A imunidade natural pode ser explicada por diferenças fisiológicas que existem nas várias espécies.
2)HEPATITES VIRAIS :
a)HEPATITE A: A hepatite A é uma doença de evolução benigna, ou seja, o paciente geralmente evolui para cura sem sequelas.
Agente infeccioso: é o vírus da hepatite A (VHA), um piconarvirus, que é classificado como Hepatovirus, um membro da família Picornaviridae.
Reservatório: Os seres humanos são o reservatório comum da

Relacionados