doenças ginicologicas

737 palavras 3 páginas
Doenças Ginecológicas
IRREGULARIDADE MENSTRUAL – Existem múltiplas modalidades que podem surgir (excesso, escassez, descontrole), sendo cada uma provocada por um ou mais fatores causadores (Cisto, Mioma, Endometriose, Pólipo, períodos extremos da fertilidade, Infecções, Inflamações, Câncer, entre outros).Investigação extensa e detalhada da história clínica associada a exames de sangue, de imagem e Genitoscopia podem elucidar o diagnóstico e traçar o plano terapêutico.
DISMENORRÉIA (T.P.M. e CÓLICA MENSTRUAL) – Antigamente era considerada "aceitável", mas no século XXI não é normal: mesmo que não se consiga encontrar uma causa específica é perfeitamente possível desfrutar igualmente de todos os dias do mês sem qualquer desconforto através de medidas comportamentais ou mesmo de terapias hormonais e/ou não hormonais.
MIOMA - Tumor sólido uterino que se mantem 99,5% ou mais com características benignas, de crescimento lento e progressivo durante o período fértil da mulher (tende a estabilizar-se após a menopausa), possuindo variáveis múltiplas (número, tamanho, localização, entre outras) que definem a existência e tipo de sintomas (dores, hemorragias, infertilidade, entre outros). Pode ser palpável ou visibilizado em exames de imagem.Tratamento definitivo é cirúrgico, mas existem terapêuticas paliativas clínicas ou minimamente invasivas que podem resolver ou aliviar os sintomas.
ENDOMETRIOSE – Implantação alterada da camada interna do útero em locais anormais. Sinais e sintomas mais frequentes são semelhantes (e eventualmente concomitantes) àqueles provocados pelo mioma ou pelo cisto de ovário. Pode ser detectável ou não tanto em exames de imagem quanto no sangue. Tratamento definitivo é difícil e geralmente a cura só é completa na menopausa. Existem terapêuticas paliativas que controlam ou suprimem tanto temporariamente quanto parcialmente os sintomas e podem permitir o retorno provisório à fertilidade, que também se torna uma daquelas terapêuticas.

Relacionados

  • Infecção do trato urinario
    954 palavras | 4 páginas
  • Trab.
    91407 palavras | 366 páginas