Doenças degnerativas

4208 palavras 17 páginas
A relação entre o portador e a família Alzheimer (DA) é uma doença neurológica degenerativa, lenta e progressiva. Costuma se manifestar depois dos 65 anos, porém há casos em que a pessoa manifesta a doença mais cedo. Existe maior probabilidade de repetição em famílias que já tenham histórico do caso, mas a doença pode surgir em famílias que nunca apresentaram um caso. Na fase inicial, é de difícil diagnóstico, por vários fatores, dentre eles, por se pensar que é apenas um simples esquecimento ou desleixo e também podem ser confundida com outros quadros ligados à senilidade, como a arteriosclerose.

Pesquisas indicam que aproximadamente 1.200.000 brasileiros sofrem de DA, e a tendência é que haja uma contínua crescente já que a expectativa de vida dos brasileiros tende a aumentar também ( Canineu, 2002). A DA se manifesta com pequenos lapsos de memória que podem passar despercebidos durante algum tempo, porém como avança gradativamente, a pessoa chega a um estágio que esquece até seu endereço ou estranha a fisionomia de um conhecido ou parente. Algumas características são comuns em pessoas portadoras de DA, elas se tornam esquecidas, desorientadas, desorganizadas, depressivas e até agressividade.

Quando o portador de DA atinge essa fase e tem consciência das suas limitações, que são muitas, entre elas, dificuldade de memorização, organização e orientação, e quando percebe que o quadro é irreversível, a situação tente a agravar, pois, é acrescido sintomas de raiva e depressão. Além das dificuldades que o quadro evolutivo da doença apresenta, Existe outro fator gerador de problemas que é a reação da família, pois muitas vezes tem dificuldades para aceitar o diagnóstico. Em alguns casos, por não terem informação suficiente sobre o caso sentem vergonha.

Outras reagem negativamente, acreditando que seu futuro também será assim. A seguir veremos os estágios da DA, lembrando que não necessariamente se dá da mesma forma com todos os portadores: Estágio Inicial:

Relacionados