Doenças de noyificação compulsória

8944 palavras 36 páginas
10 doenças de Notificação compulsória

Nomes : Mayara Barbosa Nº13
Debora Moreira Nº 06 3º TEB
Luzia de Paula Nº 11 Profª Ester Caroline

* ATENDIMENTO ANTIRRÁBICO

A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal.
Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.

Transmissão
A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus do gênero Lyssavirus, família Rabhdoviridae contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas. O vírus penetra no organismo, multiplica-se no ponto de inoculação, atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso centra (sentido centrifugo). A partir daí, dissemina-se para vários órgãos e glândulas salivares, onde também se replica (sentido centrípeto) e é eliminado pela saliva das pessoas ou animais enfermos.
Existe, na literatura, o relato de oito casos de transmissão inter-humana por meio de transplante de córnea. Nos Estados Unidos, em 2004, foram registrados quatro casos de raiva humana referentes a indivíduos que receberam órgãos doados (fígado, dois rins e artéria ilíaca) de um indivíduo que morreu por infecção pelo vírus da raiva. O mesmo ocorreu na Alemanha, em 2005, com três indivíduos após transplante de órgãos (pulmão, rim e pâncreas) de um indivíduo que faleceu devido àquela infecção. Em ambos os países, os doadores dos órgãos não tiveram suspeita diagnóstica de raiva. Possibilidade remota de transmissão sexual, respiratória, digestiva (em animais) e vertical também são relatadas.
Quais os sintomas?
Os pródromos duram de 2 a 4 dias e são inespecíficos. O paciente apresenta mal

Relacionados