DOENÇAS DE NOTIFICAÇÃO OBRIGATÓRIA NA OIE - SUÍNOS

3586 palavras 15 páginas
CAMPUS CRUZ DAS ALMAS
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

DOENÇAS DE NOTIFICAÇÃO OBRIGATÓRIA NA OIE - SUÍNOS

ALANE CERQUEIRA SOUZA¹
CATHARINA DA SILVA SANTOS DIAS¹
GABRIELA SANTOS DE SANTANA¹
MANOEL DE JESUS ROSA¹
TATIANA PACHECO RODRIGUES²

¹Discentes do Curso de Medicina Veterinária
²Docente do Componente Curricular CCA 446 – Defesa Sanitária Animal

CRUZ DAS ALMAS – BA
NOVEMBRO 2014
INTRODUÇÃO

A lista nacional de enfermidades animais de notificação obrigatória, atualizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é composta por 141 doenças, classificadas entre as diferentes espécies de animais terrestres, e contempla a atualização das doenças passíveis de aplicação de medidas de defesa sanitária animal. A atualização tem como base a relação das enfermidades listadas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), além de outras de interesse à pecuária e à saúde pública do país.
Qualquer cidadão, organização ou instituição que tenha animais sob sua responsabilidade, ou tenha conhecimento de casos suspeitos ou confirmados das doenças listadas, deve notificar ao Serviço Veterinário Oficial de acordo com os prazos e critérios estabelecidos.
Contudo, nesse trabalho estarão relacionadas apenas as doenças de notificação obrigatória da OIE para a espécie suína; sendo elas: Peste Suína Africana, Peste Suína Clássica, Encefalomielite por vírus Nipah, Cisticercose Suína, Síndrome Reprodutiva e Respiratória Suína, Doença Vesicular Suína, e Gastroenterite Transmissível.

DOENÇAS DE NOTIFICAÇÃO OBRIGATÓRIA NA OIE – SUÍNOS

Peste Suína Africana

Peste suína Africana (PSA) é uma doença hemorrágica altamente contagiosa de suínos, javalis, javali europeu e porcos selvagens americanos. Todos os grupos etários são igualmente suscetíveis. Com formas de alta virulência do vírus, PSA é caracterizada por febre alta, perda de apetite, hemorragias na pele e órgãos

Relacionados

  • Tuberculose
    5908 palavras | 24 páginas
  • manual de zoo
    48926 palavras | 196 páginas