doenças da coluna vertebarl

801 palavras 4 páginas
Doenças da coluna vertebral
A coluna vertebral é o eixo de sustentação do esqueleto humano. Ela se inicia na base do crânio e termina na bacia. Tem 33 ossos de diferentes formatos chamados vértebras. Divide-se em cinco porções com um total de 32 a 33 vértebras assim distribuídas: sete na coluna cervical; 12 na torácica; cinco na lombar; quatro a cinco, fundidas, na sacral; e três a quatro vértebras fundidas no cóccix. As vértebras se sobrepõem e são separadas uma da outra por um disco, que tem a função de amortecedor, além de auxiliar nos movimentos. Elas estão "amarradas" atrás por ligamentos.
A coluna é importante porque, além de sustentar o esqueleto, dá movimento ao pescoço e ao tronco e protege a medula espinhal, que começa por volta da primeira ou da segunda vértebras da coluna cervical e termina na primeira ou na segunda vértebras lombares. A medula constitui-se de um tecido mole que transmite informações de todo o organismo ao cérebro e dele a todo o organismo.
Infelizmente, como todos os órgãos e tecidos humanos, pode apresentar problemas e doenças. A causa básica é o envelhecimento. Mas podem ocorrer também em função de posturas erradas, como sentar-se; baixar-se para pegar objetos e levantar-se; levantar ou transportar pesos excessivos; levar uma vida sedentária; praticar certas atividades físicas em excesso, principalmente de maneira incorreta; dormir de bruços; e, no caso específico das mulheres, usar sapatos com salto alto demais por tempo excessivo. As principais doenças da coluna são estas:
* Lombalgia, ou dor nas costas. A dor nas costas, em especial a lombar, é um dos problemas que mais atormentam homens e mulheres. Muitas vezes não se descobre a causa, mas a causa conhecida mais comum é a hérnia de disco.
* Hérnia de disco. Ocorre por degeneração ou lesão traumática do disco, com a saída para trás de seu conteúdo gelatinoso, pressionando nervos. As hérnias podem causar dor tanto na coluna lombar quanto nas pernas

Relacionados