Doenças: cancer, peneumonia e etc e seus agentes causadores

1076 palavras 5 páginas
Pneumonia
Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões (órgão duplo localizado um de cada lado da caixa torácica). Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).
Agentes causadores: bactérias chamadas de Streptococcus pneumoniae (também conhecida como pneumococo) e Mycoplasma pneumoniae e também fungos e por reações alérgicas.
Vírus: Haemophilus influenzae

Câncer

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.
Bactérias: para cada tipo câncer existe uma bactéria especificas.
Agentes causadores: iniciadores e promotores.

Raiva

Raiva é uma infecção viral mortal que é transmitida principalmente por animais infectados. A raiva é transmitida pela saliva infectada que entra no corpo através de uma mordida ou pela pele rachada.
Agente causadores: cachorro, morcegos e guaxinins e animais selvagens como Raposas e Gambás.
Vírus: Lyssavirus. Rubéola

Rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Togavírus. Sua característica mais marcante são as manchas vermelhas que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo inteiro. O contágio ocorre comumente pelas vias respiratórias com a aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal.
Agente causador: Togavírus
Vírus: Rubella vírus

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A transmissão é direta: ocorre de pessoa para pessoa via gotículas de saliva contendo o agente infeccioso, sendo maior o risco de transmissão durante contatos prolongados em ambientes fechados e com pouca

Relacionados

  • Staphylococcus aureus
    10932 palavras | 44 páginas
  • estagio em analises clinicas
    10747 palavras | 43 páginas
  • 7 Guilhardi J
    231059 palavras | 925 páginas