Doença de Tinittus

2155 palavras 9 páginas
Introdução e sintomas

Tinnitus é um barulho na cabeça, o qual não está relacionado a nenhum fator psiquiátrico. O barulho pode ser ouvido em qualquer lugar na cabeça, em um dos ouvidos ou em ambos.
Imagine um barulho constante de campainhas, zumbido e buzina no seu ouvido vinte e quatro horas ao dia. Essa doença é chamada 'Tinnitus' não para nunca, está sempre presente. Ninguém pode ouvir esse barulho só voce porque ele não vem de fonte externa. Apesar de que só voce pode ouvir o barulho, o mesmo não é resultado de sua imaginação.

A maioria de nós tem sofrido de tinnitus temporário, talvez por poucas horas, após um concerto ou em qualquer outra ocasião, em que nossos ouvidos estão expostos a barulho.

Tinnitus torna-se um problema quando o barulho persiste e/ou aumenta. Normalmente o barulho de campainhas no ouvido irá desaparecer, mas pode também permanecer.

A maioria das pessoas que sofre de tinnitus considera-o muito incômodo e desconfortável.
No mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), são 278 milhões de pessoas com o problema, caracterizado pela audição de um som constante ou que vai e volta, sem ter nenhuma relação de causa e efeito com o ambiente.
É impossível saber como é exatamente o ruído do zumbido. Apesar do nome, sabe-se que poucas vezes lembra um “zzzzz”, como o de um enxame de abelhas. Pelos relatos, supõe-se que o som não seja sempre o mesmo.

Causas
Em um quadro normal, as vias auditivas captam a vibração dos sons gerados no ambiente e os enviam na forma de impulsos elétricos para o cérebro. O distúrbio se instala quando as vias auditivas passam a enviar impulsos mesmo sem haver uma fonte gerando o som. O grande obstáculo para o tratamento do zumbido é descobrir o que leva a essa emissão indiscriminada de impulsos, já que o zumbido em si não é uma doença, e sim, um sintoma.
Várias são as causas que podem dar ensejo ao sintoma, tais como muita exposição a sons altos, outros problemas de saúde, tais como, alergias,

Relacionados