Doença de parkinsin

414 palavras 2 páginas
Mal de Parkinson
A doença de Parkinson não atinge apenas idosos, mesmo que a maior incidência seja nessa fase da vida. Quanto maior a faixa etária, mais frequentes serão os sintomas da doença, sendo eles a perda dos movimentos, rigidez muscular, tremores, lentidão de movimentos e modificações na fala e escrita. A maioria dos casos da doença ocorre entre os 65 e 75 anos de idade. A doença não causa morte, não é hereditária e não contagiosa, embora seja crônica e progressiva, caso não seja tratada. Cerca de 200 mil pessoas acima de 60 anos possuem a doença no Brasil.

mal de parkinson
Causas do Mal de Parkinson
As causas da doença de Parkinson ocorrem devido à degeneração das células do cérebro que se situam em uma área cerebral denominada substância negra. As células produzem a dopamina, que são substâncias que conduzem os neurotransmissores ao corpo. A falta de dopamina no corpo afeta os movimentos do indivíduo.
Sintomas do Mal de Parkinson
Algumas vezes, os sintomas da doença se confundem com os sinais da idade. Entre os sintomas estão movimentos automáticos e lentos, tremores, prisão de ventre, salivação intensa, redução do equilíbrio, passos menores, dores musculares, agitação, dores e enrijecimento das articulações, voz baixa e movimento contínuo. Piscar vagarosamente é um sinal da doença, assim como tremores que surgem nos músculos em repouso.
Tratamento do Mal de Parkinson
O tratamento da doença permite o controle dos sintomas e a melhoria da qualidade de vida do indivíduo. Os medicamentos aliviam os tremores e o enrijecimento das articulações. A doença de Parkinson gera sentimentos de angústia e falta de tranquilidade, principalmente por estar relacionada às dificuldades e restrições de realizar as atividades cotidianas. Por esse motivo, o tratamento deve ser acompanhado pelos familiares para obter um bom resultado. É preciso estimular a independência do paciente e adaptar a sua residência para que sejam reduzidas as dificuldades encontradas pelo

Relacionados