Doença de Alzhmeir

2101 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA FACULDADE DE FISIOTERAPIA

Doença de Alzheimer

SANTOS
NOVEMBRO / 2014

Rogério Marinho da Costa

Doença de Alzheimer

Trabalho realizado sob a orientação da Professora, Sheila Borges referente ao filme Amizade Colorida, tendo como tema principal a Doença de Alzheimer, da disciplina de Geriatria e Gerontologia II.

SANTOS
NOVEMBRO/ 2014

INDICE

INTRODUÇÃO 03
1. DOENÇA DE ALZHEIMER 04
2. INSTABILIDADE POSTURAL - QUEDAS 06
2.1 Quedas 06
3. ESCOLARIDADE 07
4. MEMÓRIA 08
5. AUTONOMIA E INDEPENDENCIA 09
6. SENILIDADE 09

CONCLUSÃO 11
REFERENCIAS 12

INTRODUÇÃO

A Doença de Alzheimer é uma das várias demências que acometem os idosos, por isso é dado o nome de doença do envelhecimento (é mais comum em pessoas com mais de 60 anos). Acomete todos os tipos de pessoas, independente da raça, sexo ou da classe social. É uma doença neuro-degenerativa que acomete principalmente o lobo parietal e frontal do encéfalo, causando grandes declínios cognitivos, comportamentais e funcionais.
No filme Amizade Colorida é mostrado à história do senhor Harper, idoso de aproximadamente 60 anos que apresenta a fase inicial da Doença de Alzheimer.

1. Doença de Alzheimer É uma demência – deterioração mental – degenerativa (ocorre atrofia cerebral, ou seja, morte dos neurônios e substituição por material amorfo), irreversível e progressiva que acomete principalmente o lobo temporal e parietal repercutindo na diminuição de algumas substancias química, principalmente a acetilcolina (substância envolvida no controle da memória) - causando deterioração das funções mentais, do comportamento e da funcionalidade. A doença de Alzheimer leva o

Relacionados