doencs transmissiveis , infectcontagiosas e parasitarias

3342 palavras 14 páginas
Leishmaniose visceral ( calazar )

Agente transmissor

É um da família Psychodidade , especie lutzonyia longialpis , chamado de flebotomíneo e mais conhecido como mosquito palha . É pequeno e de coloração clara coberto de pelos ; Vivem de sua preferencia em nível de solo ,vegetação em raízes de arvores , também pode ser encontrados em tocas de animais . A doença não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra.

Modo de transmissão

Através da picada do mosquito infectado .Os insetos machos se nutrem com seiva vegetal, as fêmeas necessitam de sangue para o amadurecimento dos ovos, só elas sugam o sangue, portanto só as fêmeas podem transmitir a doença.

Sintomas

O parasita multiplica no corpo da vitima , invadindo seu sistema imunológico ; mas nem todas as pessoas infectadas desenvolvem a doença , costumam adoecer se a sua imunidade estiver baixa . E seus principais sintomas são fraqueza , perda de apetite , emagrecimento , anemia , sangramentos na boca e nos intestinos . Também descamamento da pele com destaque para regiões em torno da boca , queixo , orelhas , couro cabeludo ate mesmo é confundido com caspa e parecimento de pequenos calombos semisférios sob o couro sensíveis ao toque , alterações de figado e baço , hipertrofia , heperplasia , parasitismo e cirrose hepática .

Diagnóstico O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações que podem pôr em risco a vida do paciente. Além dos sinais clínicos, existem exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico. Entre eles destacam-se os testes sorológicos (Elisa e reação de imunofluorescência), e de punção da medula óssea para detectar a presença do parasita e de anticorpos.
É de extrema importância estabelecer o diagnóstico diferencial, porque os sintomas da leishmaniose visceral são muito parecidos com os da malária, esquistossomose, doença de Chagas, febre tifóide, etc.

Tratamento

A melhor forma de se prevenir contra esta doença

Relacionados

  • doenças
    3087 palavras | 13 páginas