Doenças

Páginas: 5 (1092 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
A tosse convulsa
O que é ?
* A tosse convulsa é uma infeção respiratória aguda, altamente contagiosa, causada por Bordetella pertussis.
* Esta doença manifesta-se por ataques de tosse que terminam com a dificuldade de inspirar.
* A tosse convulsa aumenta o risco de pneumonia, especialmente em crianças com menos de 5 anos de idade.

Sintomas e sinais
Os sintomas da tosse convulsanão aparecem logo após a infeção. Pode levar até três semanas antes dos primeiros sinais de tosse aparecerem nas crianças. O início é geralmente leve, com sintomas semelhantes as infeções das vias respiratórias mas que pioram com o passar do tempo.
Os primeiros sintomas são :
* congestão nasal;
* espirros;
* olhos vermelhos e lacrimejantes;
* febre baixa;
* estado dormente;* tosse seca.

Depois de cerca de uma semana do início, os sintomas começam a piorar. O muco acumula-se nas vias respiratórias e provoca episódios incontroláveis ​​e dolorosos de tosse.

Convulsões graves e prolongadas podem causar:

* vômitos;
* fadiga;
* alteração da cor facial durante os acessos de tosse;
* tosse convulsa grave, persistente que pode ser cansativa para acriança
Modo de contágio

Uma pessoa infetada propaga organismos de tosse convulsa no ar através das gotas de humidade que expulsa ao tossir. Qualquer pessoa que se encontre perto pode inalá-las e ser infetada. Uma pessoa com tosse convulsa normalmente não é contagiosa a partir da terceira semana da doença.

Tratamento

* Os bebés muito doentes costumam ser hospitalizados porque necessitamde cuidados e de oxigénio e podem requerer tratamento numa unidade de cuidados intensivos
* A utilidade dos medicamentos para a tosse é duvidosa e, normalmente, não são utilizados.
* Podem ser administrados fluidos intravenosos para substituir os líquidos perdidos durante os vómitos e porque a tosse pode impedir a alimentação do bebé. É importante manter uma boa nutrição e às crianças maisvelhas é melhor oferecer pouca quantidade de comida, mas com frequência.
* A eritromicina costuma ser indicada para erradicar as bactérias que provocam a tosse convulsa. Também são utilizados antibióticos para combater as infeções que acompanham a tosse convulsa, como a broncopneumonia e a infeção ligeira do ouvido médio.
Prevenção
A prevenção da tosse convulsa baseia-se na administração deuma vacina elaborada com bactérias mortas responsáveis pela doença, pois embora já não tenham capacidade para infetar, desencadeiam uma reação imunitária que, na maioria dos casos, garante uma imunidade eficaz contra o problema durante um período de dez anos.
A vacina deve ser aplicada em três doses aos 3, 5 e 7 meses de idade, com uma dose de reforço aos 18 meses.

Remédios naturais
Tosseconvulsa ( crianças)
A tosse convulsa começa geralmente como se fosse uma constipação vulgar e uma tosse seca, que aumenta de intensidade com ataques de tosse convulsivos e respiração arrastada. Nesta face, são vulgares os vómitos.
Atenção:
* Antes dos 3 anos, a tosse convulsa pode ser grave. Todas as crianças devem ser vacinadas e consultadas pelo médico em todos os casos.
Chá dealface-brava e tomilho:
* Os ataques de tosse podem ser dolorosos e estafantes. O efeito sedativo da alface-brava ajuda a acalmar a criança e o tomilho anti-séptico combina-se com outros expectorantes da mistura para ajudar a eliminar as mucosidades. Este chá complementa perfeitamente o tratamento médico.
Ingredientes:
* 5 g de raiz de énula-campana.
* 5 g de raiz de alcaçuz.
* 750 ml deágua.
* 10 g de alface-brava seca.
* 5 g de tomilho seco.
* 10 g de flores secas de círio-do-rio.
Como preparar o chá :
* Deitar a énula-campana, o alcaçuz e a água num tacho e deixar ferver em lume brando durante 20 minutos para obter uma decocção.
* Misturar as outras ervas secas num bule e deitar por cima a decocção a ferver. Deixar abrir durante 10 minutos e coar....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças
  • Doenças
  • doencas
  • A doença
  • doença
  • a doenca
  • doença
  • doenças

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!