Doenças

Páginas: 28 (6837 palavras) Publicado: 8 de junho de 2014
ATEROSCLERÓTICA CORONARIANA
A doença arterial coronariana ou aterosclerose coronariana é caracterizada pelo estreitamento dos vasos que suprem o coração em decorrência do espessamento da camada interna da artéria devido ao acúmulo de placas. A irrigação do coração é denominada circulação coronariana. São duas as artérias principais: a coronária direita e a coronária esquerda. É uma doença quese evidenciou, basicamente, após a Revolução Industrial, devido à transformação de uma sociedade de estrutura basicamente rural, condicionada ao trabalho pesado e fisicamente ativa em uma população urbana, acostumada a um maior conforto, porém com alto índice de sedentarismo. A cardiopatia coronariana é a doença mais comum na sociedade americana atual Mais de um milhão de estado-unidenses sofremum infarto e mais de meio milhão morrem anualmente; no Brasil são cerca de 300 a 350 mil infartos anuais.
Sintomas mais comuns da Aterosclerose
Os sintomas podem ser bastante evidentes, mas, em alguns casos, você pode ter a doença e não apresentar nenhum sintoma.
Dor no peito ou desconforto (angina) é o sintoma mais comum. Você sente essa dor quando o coração não está recebendo sangue ou oxigêniosuficientes. O grau da dor varia em cada pessoa.
Ela pode ser intensa ou semelhante a alguém esmagando seu coração. Essa dor é sentida abaixo do osso do tórax (esterno), e também no pescoço, nos braços, na barriga e na parte superior das costas
Ela geralmente ocorre durante uma atividade ou momento de emoção e desaparece quando o indivíduo descansa ou toma um remédio chamado nitroglicerinaOutros sintomas incluem falta de ar e fadiga quando o indivíduo realiza atividades (esforço)
Mulheres, idosos e indivíduos com diabetes são mais propensos a apresentar sintomas além da dor no peito, como:
Fadiga
Falta de ar
Fraqueza
Prevenção
As medidas mais importantes são manter um peso saudável, ser fisicamente ativo e ter uma dieta rica em gordura insaturada e com baixo teor de colesterol.Além disso, deve-se ter sempre o controle da glicose sanguínea e evitar o tabagismo.
Tratamento
O tratamento para aterosclerose consiste em retirar as placas de gordura que estão presas nas paredes das artérias e curar as lesões que ficam no local. Isso pode ser conseguido através de cirurgia, do cateterismo, da angioplastia a laser e através do consumo de alguns medicamentos e atividade física.A aterosclerose é uma doença que atinge o sistema circulatório trazendo prejuízo principalmente para o coração. A precaução é o melhor remédio; ter uma alimentação correta e praticar atividade física regularmente são as principais maneiras de diminuir a formação da aterosclerose.
DIABETES TIPO 2
A diabetes tipo 2 está relacionada ao excesso de açúcar no sangue e gera sintomas como muita sede,boca seca, urina frequente e emagrecimento sem causa aparente, que nem sempre é identificada pelo portador da doença. Seu tratamento pode ser feito através do uso da insulina, hipoglicemiantes orais, dieta adequada e exercícios físicos, e em alguns casos a diabetes tipo 2 tem cura.
A fisiopatologia da diabetes tipos 2 está relacionada a resistência à insulina, que dificulta a entrada da glicosenas células ou pela quantidade insuficiente de insulina no sangue. As causas da diabetes tipo 2 podem ser fator hereditário, obesidade, sedentarismo e o consumo excessivo de alimentos ricos em carboidratos e açúcar. 
Sintomas da diabetes tipo 2
Os sintomas da diabetes tipo 2 são mais frequentes após os 40 anos e são:
Emagrecer mesmo comendo muito;
Muita sede;
Boca seca;
Muita fome;
Urinafrequente;
Visão turva ou embaçada;
Dificuldade na cicatrização das feridas;
Episódios de candidíase, furúnculo e infecção urinária varias vezes ao ano;
Cansaço e apatia mesmo sem ter feito nenhum esforço.
Estes sintomas nem sempre estão presentes e podem não surgir ao mesmo tempo.
O diagnóstico da diabetes mellitus tipo 2 é feito através do exame de sangue ou de urina que avalia a taxa de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças
  • Doenças
  • doencas
  • A doença
  • doença
  • a doenca
  • doença
  • doenças

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!