Doenças

Páginas: 3 (569 palavras) Publicado: 9 de junho de 2011
Beribéri
O beribéri é uma doença provocada por carência de vitamina B1 (tecnicamente chamada avitaminose B1) que provoca fraqueza muscular e dificuldades respiratórias. Pode afectar ocoração, dando origem a uma cardiomiopatia por deficiência nutricional chamada de Beribéri cardíaco. Comum no etilista crónico, pode manifestar-se também em pacientes com deficiências nutricionais devido acirurgias gástricas ou intestinais.
A cura da doença dá-se pela administração da vitamina B1, corrigindo assim a sua carência. São alimentos ricos em tiamina: cereais em grão, leite, legumes, ovose plantas e na redução da ingestão do álcool, já que, este dificulta a absorção da vitamina. A Beribéri é um tipo específico de Polineurite. No tratamento desta doença, vemos a importância de umaintervenção fisioterapêutica cárdio-respiratória, já que o mesmo apresenta dificuldades respiratórias devido a alterações musculares, levando ao indivíduo a um grande encurtamento muscular que aindaacarreta grandes dificuldades de deambulação e realização das atividades da vida diária.
Escorbuto
Escorbuto é uma doença desencadeada pela carência de vitamina C (ácido ascórbico) no organismo.Sintomas
Seus sintomas são sangramento e inflamação gengival com conseqüente perda dos dentes, inflamação e dor nas articulações, queda de cabelos, entre outros. Esta doença, pode, inclusive,desencadear quadro de anemia, devido a pequenas hemorragias.
Outras informações sobre a doença
Sabe-se que a carência de vitamina C afeta também o tecido conjuntivo, que, além de serricamente vascularizado, atua como suporte às paredes dos vasos sanguíneos, do osso, da dentina, da cartilagem, etc.
Pelagra
Atualmente a pelagra, doença nutricional causada deficiência da vitaminaB3 (Niacina), não é uma doença tão comum quanto no passado, mas pode ser encontrada com certa freqüência em nosso meio, principalmente entre idosos, desnutridos e alcoólatras. É preciso estar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças
  • Doenças
  • doencas
  • A doença
  • doença
  • a doenca
  • doença
  • doenças

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!