Doenças e alergias alimentares

Páginas: 14 (3400 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
Centro de Educação Profissional de Saúde de Planaltina-DF
Técnica Dietética II
Turma: NA4 vespertino

Trabalho de Conclusão Técnica Dietética II

Orientadora:
Profª Ana Carolina

Planaltina DF
2013

Introdução
No presente trabalho serão abordadas algumas doenças congênitas e outras que são adquiridas com o passar do tempo, devido a alguns fatores, dentre eles má alimentação,sedentarismo, etc.
Entre as doenças, será dado destaque a Intolerância Alimentar, que ocorre quando o organismo não possui enzimas capazes de absorver os açúcares de determinados alimentos que são ingeridos.
Diabetes Mellitus, Fenilcetonúria e Hipertensão Arterial também farão parte do trabalho. Será apresentado os principais sinais e sintomas das patologias, como se faz o diagnóstico e o tratamento.Além de instruções dietoterápicas.

Desenvolvimento

Intolerância ao Glúten- Doença Celíaca
A Doença Celíaca (DC) é uma enfermidade do Intestino Delgado, hoje considerada comum. É provocada pelo Glúten, uma proteína composta pela mistura de cadeias protéicas longas de gliadina e glutenina; presente no trigo, centeio e cevada, e ocorre em indivíduos geneticamente predispostos.
No intestinoexistem as vilosidades, que são dobras microscópicas da mucosa e que servem para promover uma maior superfície de absorção dos alimentos. É também a rede de células com funções especializadas na digestão.
O contato do glúten com a mucosa determina inflamação e um encurtamento/ achatamento das dobras intestinais, com consequente diminuição da digestão e da absorção. Os pacientes apresentam vários grausde inflamação intestinal e atrofia das vilosidades.
Considerando a Europa e os EUA, a doença pelo glúten pode ocorrer em uma de cada 100 a 200 pessoas. Apesar de não existirem dados oficiais, estima-se que há cerca de 300 mil celíacos no país, de acordo com a Associação de Celíacos no Brasil (Acelbra).
Parentes de primeiro grau podem apresentar a mesma intolerância, ainda que com sintomas poucochamativos. É importante identificá-los para prevenir as fases de mais sintomas ou mesmo as complicações à longo prazo.
A diarreia ocorre em proporção significativa de pacientes, mostrando-se crônica, ou seja, durando mais de três ou quatro semanas. Se aceita que a doença pode permanecer com sintomas mínimos e ocasionais durante longos períodos da vida. Bem antes destas manifestações clínicasmais visíveis, as pessoas com intolerância ao glúten podem se queixar de várias dificuldades inespecíficas, por exemplo, desconforto abdominal, flatulência, aftas bucais e constipação.
As evidências clínicas e os índices laboratoriais variam de manifestação alguma (DC Silenciosa) até importante resposta imunológica e de desnutrição calórico-proteica.
Pacientes com poucos sintomas (DCOligossintomática) podem apresentar anemia e osteoporose, por exemplo, comprometendo o bem-estar e a qualidade de vida.
A DC Atípica é caracterizada por sintomas extra-intestinais como artrite, infertilidade, alterações hepáticas, neurológicas e psiquiátricas de variados graus.
A doença pode aparecer ou se manifestar em qualquer idade. Na criança, pode aparecer logo após iniciar o uso de cereais com glúten emsua alimentação, levando até a deficiência no seu desenvolvimento.

Sinais e Sintomas
* Fezes fétidas, claras, volumosas, com ou sem gotas de gordura;
* Distensão abdominal por gases, cólicas, náuseas e vômitos;
* Dificuldade de ganhar peso e facilidade para perdê-lo;
* Anemia por deficiente absorção do Fe e vitamina B12; etc.
Diagnóstico e Tratamento
Quando a históriaclínica é rica, a hipótese de Doença Celíaca surge naturalmente. Em certos ambientes, é válido testar o diagnóstico usando uma dieta isenta de glúten, por 2 a 3 meses: se o paciente melhorar com a suspensão e piorar com a reintrodução do glúten na alimentação, pode-se considerar uma confirmação diagnóstica.
Uma escalada de exames de sangue, fezes e de imagem, incluindo biópsia endoscópica duodenal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • alergia alimentar
  • Alergias Alimentares
  • Alergias Alimentares
  • alergia alimentar
  • Alergia alimentar
  • alergia alimentar
  • Alergia alimentar
  • Alergia alimentar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!