Doenças Virais

Páginas: 30 (7324 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2013


Neisseria meningitidis: é uma bactéria do tipo CGN (Cocos gram-negativos) que se agrupam aos pares, formando os diplococos. São de grande importância clínica, pois são os agentes etiológicos causadores da meningite meningocócica.
Principais sinais e sintomas: presença de rigidez da nuca (devido à inflamação das meninges), febre, cefaleias, letargia, vómitos, petéquias (indicammeningocócica devido à trombose de pequenos vasos indica a presença de neisseria meningitidis. O diagnóstico definitivo de meningite aguda, ou seja bacteriana), faz-se por punção lombar. A análise do liquor revela um predomínio de PMN, baixa glicose e elevado lactose, para além de um aumento da pressão intracraniana.
Transmissão: o meningococo é encontrado na nasofaringe e é transmitido de uma pessoa paraoutra, por meio de gotículas provenientes das vias respiratórias.
Tratamento: o tratamento da meningite meningocócica é feito pelo uso da penicilina. Até agora, não foram registradas espécies que apresentam resistência a esse antibiótico.

Neisseria gonorrhoeae: é uma bactéria da família neisseriaceae. É um diplococo gram-negativo, não flagelado, não formador de esporos, não hemolítico, aeróbio oufacultativamente anaeróbio que habita o trato respiratório superior do Homem, sendo responsável pela gonorreia - doença sexualmente transmissível, com formato de rim.
Principais sinais e sintomas: No Homem, em 95% dos homens infectados a sintomatologia é aguda, ocorrendo inflamação genital restrita à uretra (uretrite aguda), com formação de um exsudado purulento, e que é acompanhado de disúria.Em casos raros, a infecção pode-se estender para a próstata, epidídimo e vesículas seminais. Na Mulher, a principal forma clínica é cervicite, ocorrendo inflamação do colo uterino, leucorreia vaginal, disúria, dor abdominal, infecção genital ascendente que pode levar a salpingite, abcesso tubo-ovárico e doença pélvica inflamatória. Finalmente, em casos mais graves, a infecção pode-se disseminar,traduzindo-se em bacteriêmica, infecção cutânea e articular. Sendo assim mantendo os cuidados necessários.
Transmissão: O único hospedeiro do gonococo é o homem. No adulto, a infecção sempre é transmitida durante o ato sexual. A gonorreia ocorre frequentemente em indivíduos dos 15 aos 24 anos. São "grupos de risco" os seguintes: contatos sexuais com indivíduos afetados, toxicodependentes,adolescentes com atividade sexual precoce e múltiplos parceiros sexuais. O risco de infecção de uma mulher após ter contato com homem infectado é de 40 a 60%, enquanto que o risco de infecção de um homem após ter contato com mulher infectada é de cerca de 20%.
Tratamento: Como antibioterapia de primeira linha, é frequente a administração de ceftriaxona, cefixima ou fluoroquinolonas. Em caso de inflamaçãomista com Clamídia, recorre-se à ceftriaxona com doxiciclina ou azitromicina.

Salmonella ssp: As bactérias do gênero Salmonella podem causar variado espectro de doenças em seres humanos e animais; algumas subespécies, como S. Typhi e Paratyphi são altamente adaptadas aos humanos. Devido à transmissão através de água e alimentos contaminados, tem grande impacto médico e em saúde pública,principalmente em países subdesenvolvidos. A emergência de resistência antimicrobiana em espécies causadoras de doença no homem tem sido relatada com frequência, podendo ser um desafio no tratamento da doença.
Principais sinais e sintomas: Gastroenterite, febre entérica, bacteremia, estado de portador crônico assintomático e, incomumente, infecções extras intestinais localizadas (endocardite, arterite,osteomielite, entre outras)
Transmissão: Transmissão por água ou alimentos contaminados com fezes de pacientes doentes ou portadores assintomáticos, ou, raramente, pelo contato pessoa pessoa ou pelo contato sexual (intercurso oral ou anal). O período de incubação: varia de acordo com a subespécie envolvida e forma de apresentação clínica. Gastroenterite: 6 a 48 horas; febre entérica: 5 a 21...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças virais
  • doencas virais
  • Doenças Virais
  • Doenças virais
  • doenças virais
  • Doenças virais
  • Doenças virais
  • Doença Viral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!