Doenças sexualmente transmissiveis

Páginas: 11 (2731 palavras) Publicado: 19 de dezembro de 2012
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVÉIS




Doenças sexualmente transmissíveis(DSTs) são um grupo diversos de infecções causadas por patogênicos como vírus ,bactérias e fungos transmitidos através de secreções genitais pelo contato sexual vaginal,oral ou anal com pessoas portadoras da doença sejam elas assintomáticas ou não.A partir de 1980, o campo das DSTs evolui de uma ênfase de doençasvenéreas tradicionais como gonorréia e sífilis para um interesse também em infecções associadas a clamídia trachomatis, vírus herpes simples( HSV) , papilomas vírus humano(HPV) e vírus da imunodeficiência humana(HIV).
As DSTs atingi em sua maioria o público jovem, fatores como pouca escolaridade, baixo nível sócio econômico ,desestrutura familiar, uso irregular de preservativos, variedade deparceiros ,uso de drogas lícitas e ilícitas são fatores que favorece o risco para se contrair a DSTs. É importante ressaltar que todas as pessoas sexualmente ativas estão sujeitas a contrair DST,não apenas devido o seu próprio comportamento sexual mas ao de seu parceiro. A presença de uma DST facilita a transmissão do vírus1 da imunodeficiência3 humana (HIV4) - que causa a síndrome5 daimunodeficiência3 adquirida (SIDA ou AIDS) – em caso de exposição a este vírus1. É muito comum a ausência de sintomas6, principalmente nos estágios iniciais da doença. O que leva à ausência de tratamento, podendo causar problemas como infertilidade7 ou câncer8, os quais tendem a ser mais graves em mulheres do que em homens.Gestantes infectadas por alguns tipos de doenças sexualmente transmissíveis podem passar ainfecção9 para o bebê durante a gravidez10 ou parto. (ARMITAGE;SALATA;2005)

KEILH B. ARMITAGE - ROBERT A, SALATA
LIVRO: CECIL-MEDICINA INTERNA BÁSICA PAG:945 CAP:106
EDITOR CHEFE: ANDREOLI
EDITOR CHEFE:THOMAS E. ANDREOLI
EDITORES: CARPENTER ; GRIGGS ; LOSCALZO 6 EDIÇÃO
EDITORES: CHARLES C..J. CARPENTER;ROBERT C. GRIGGS; JOSEPH LOSCALZO;


CLAMÍDIASE

A clamídiase queatualmente se encontra entre as principais doenças sexualmente transmissíveis,é uma doença causada pela bactéria clamydia trachomatis.O microorganismo dissemina-se de uma pessoa para outra nas secreções genitais infectadas. A infecção é crônica e freqüentemente assintomática. No homem, a infecção clinicamente evidente exibe uma secreção periana purulenta associada a disúria e urgência urinária. Namulher, a infecção genital pode causar salpingite, cervicite, uretrite, endometrite, doença inflamatória pélvica (DIP), infertilidade e gravidez ectópica. Os neonatos adquirem o microorganismo por contato com secreções endocervicais infectadas ao passarem por um canal do parto infectado desenvolvendo em 70% dos casos a conjuntivite por C.trachomatis e no segundo ou terceiro mês de vida podendomanifestar a pneumonia por clamídia. O tratamento é feito com antibióticos pelo casal tanto a mulher quanto o homem. A prevenção base no uso de camisinha na relação sexual.
(LINHARES;COLOMBO;MIRANDA;FONSECA;2009)


IARA MORENO LINHARES;SILVIA COLOMBO;SHIRLEI DUARTE MIRANDA;ANGELA MAGGIO DA FONSECA;
VEROSI-FOCACCIA
LIVRO: TRATADO DE INFECTOLOGIA EDITOR CIENTIFICO


EDITORCIENTIFICO::ROBERTO FOCACCIA PAG:917 CAP:1
EDITORES ADJUNTOS: DÉLCIO DIOMENT; MARCELO SIMÃO FERREIRA;RINALDO FOCACCIA SICILIANO
4 EDIÇÃO REVISTA E ATUALIZADA VOLUME 1




SIFILIS OU CANCRO DURO


A Sífilis é uma doença infecto-contagiosa, sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode também ser transmitida verticalmente, ou seja, da mãe para ofeto(sífilis congênita). Se não for tratada precocemente, pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso. O primeiro sintoma da sífilis são lesões duras,cancro ou seja uma úlcera característica situada no local da inoculação do T.pallidum geralmente em boca,vulva, pênis,ânus ,porém mesmo sem tratamento, essas lesões costumam desaparecer em alguns dias,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças sexualmente transmissiveis
  • Doenças sexualmente transmissíveis
  • DST- Doenças Sexualmente Transmissiveis
  • Doenças sexualmente transmissiveis
  • Doenças Sexualmente Transmissível
  • doenças sexualmente transmissíveis
  • DST
  • Doenças Sexualmente Transmissíveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!