Doenças sexualmente transmissiveis

Páginas: 5 (1199 palavras) Publicado: 16 de fevereiro de 2014
Doenças sexualmente transmissíveis

Escola secundária de Ermesinde
Nome: Catarina Alexandra Carvalho de Almeida
Nº5
Ano: 8º Turma: H





Introdução:
Neste trabalho vou falar sobre todo o tipo de doenças sexualmente transmissíveis e falar de uma forma um pouco resumida de cada uma delas, também vou falar de como estas se podem tratar (se tiverem cura, pois podem não ter) etambém de como se podem evitar.
Espero aprender um pouco mais com este trabalho e espero que goste!












Doenças sexualmente transmissíveis:
Doenças sexualmente transmissíveis (ou DST) ou Infecção sexualmente transmissível (ou IST) é a designação pela qual é conhecida uma categoria de patologias antigamente conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que setransmitem essencialmente (porém não de forma exclusiva) pelo contacto sexual. O uso de preservativo tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir sua disseminação.
Vários tipos de agentes infecciosos (vírus, fungos, bactérias e parasitas) estão envolvidos na contaminação por doenças sexualmente transmissíveis, gerando diferentes manifestações, comoferidas, corrimentos, bolhas ou verrugas.
Algumas doenças sexualmente transmissíveis são de fácil tratamento e de rápida resolução quando tratadas correctamente. Outras são de tratamento difícil ou permanecem latentes, apesar da falsa sensação de melhora. As mulheres representam um grupo que deve receber especial atenção, uma vez que em diferentes casos de doenças sexualmente transmissíveis ossintomas levam tempo para tornarem-se perceptíveis ou confundem-se com as reacções orgânicas comuns de seu organismo. Isso exige da mulher, em especial aquelas com vida sexual activa, independente da idade, consultas periódicas ao serviço de saúde.
Existem várias destas doenças, sendo de salientar a Sífilis, o Herpes genital, a Hepatite B, a SIDA, a Candídiase e a Gonorreia.



Sífilis
  Estadoença é provocada pela bactéria Treponema Pallidum, que apesar de ser contagiosa e perigosa, é curável se for tratada a tempo. A Sífilis ataca qualquer tecido desde a pele aos ossos, fígado, órgãos genitais e olhos. O seu maior perigo é alcançar a sistema nervoso e o coração, o que pode levar à morte. A bactéria da sífilis, para sobreviver, precisa de um ambiente quente e húmido.
Quais os seussintomas?
Inicia-se 3 semanas após o contágio, no local da infecção, na região genital, um pequeno nódulo rosado que evolui para uma úlcera indolor. Na segunda fase da doença, há uma erupção cutânea com sintomas de mal-estar, fadiga, dores de cabeça e nos ossos. Até esta altura a doença é muito contagiosa, mas curável.
Como fazer para prevenir?
O preservativo é muito eficaz e a mulher pode aplicarirrigações vaginais com líquidos desinfectantes suaves. Fazer análises antes do casamento e durante a gravidez.



Herpes Genital

Afectam os órgãos genitais e as zonas envolventes. É uma doença que não tem cura e é causada pelo vírus Herpes Simplex. Apenas existem medicamentos que aliviam as dores.
Quais os seus sintomas?
O herpes caracteriza-se por vesículas, em forma de cacho, queaparecem 4 - 5 dias após o contágio, que acabam por rebentar e deixar a carne a descoberto. São acompanhadas por um ardor intenso.
Como fazer para prevenir?
Abstenção de relações sexuais enquanto durem os sintomas.






Hepatite B
É uma doença causada por um vírus que ataca o fígado, sendo o sangue o principal meio de transmissão e depois a saliva. Se não for tratada, pode provocar amorte. O vírus sobrevive durante bastante tempo e resiste a alguns desinfectantes.
 Quais os seus sintomas?
A princípio é parecido com a gripe, sintomas de náuseas, vómitos, diarreias, cansaço, falta de apetite, surgimento de icterícia, alteração da cor das fezes e da urina.
Como fazer para prevenir?
É possível prevenir esta doença através da vacinação.  




Sida
A SIDA (Síndrome de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças sexualmente transmissiveis
  • Doenças sexualmente transmissíveis
  • DST- Doenças Sexualmente Transmissiveis
  • Doenças Sexualmente Transmissível
  • doenças sexualmente transmissíveis
  • DST
  • Doenças Sexualmente Transmissíveis
  • DST Doença Sexualmente Transmissiveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!