Doenças sexualmente transmissiveis

Páginas: 18 (4425 palavras) Publicado: 15 de junho de 2011
1- INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Biologia e a pedido da professora Fátima Fernandes.
Este trabalho vai ser apresentado sobre a forma de relatório.
Como tema do trabalho, o nosso grupo optou por tratar um dos problemas mais graves e sérios do nosso tempo, ou seja, nós resolvemos fazer este trabalho sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Este foi o temaescolhido por nós pois achámos que era um dos temas mais interessantes a tratar e além disso ajudar-nos-ia no futuro a estar prevenidos contra tais nefastas doenças.
Com este trabalho pretendemos falar, problematizar, reflectir e comentar os vários tipos de doenças sexualmente transmissíveis, os seus efeitos e sintomas no nosso organismo, formas de transmissão entre indivíduos, tratamentos,comportamentos e formas de prevenção face aos agentes contagiosos.
Esperamos que este trabalho seja apelativo e informativo, e esperamos discutir e expor o melhor possível as DST mais prejudiciais à saúde humana.
2- DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
As doenças sexualmente transmissíveis (ou doenças venéreas) são, tal como o nome sugere, doenças infecciosas que se propagam essencialmente através decontactos sexuais. As DST afectam geralmente o aparelho reprodutor de ambos os sexos, havendo no entanto outro tipo de efeitos no organismo e a outras partes deste que podem ser muito prejudiciais ao organismo. Quem nunca ouviu falar do Síndrome da ImunoDeficiência Adquirida, mais conhecida como SIDA? A SIDA, apesar de ser a mais mortífera das DST actualmente, é apenas uma delas e no entanto éresponsável por 3 milhões de mortes todos os anos. Começam agora a perceber porque é tão importante estar prevenido contra as DST...
As DST possuem vários agentes infecciosos, dependendo da doença em si, e estes podem ser vírus, bactérias, parasitas ou fungos. Geralmente os vírus são os mais mortíferos e difíceis de tratar, não havendo cura para eles. Já os restantes possuem cura mas devem sertratados rapidamente ou podem causar danos irreversíveis no ser humano infectado. Sendo assim, vamos dividir e expor as DST mais importantes:
DST causadas por vírus:
SIDA
A SIDA, Síndrome da ImunoDeficiência Adquirida é uma doença provocada pelo VIH, Vírus da ImunoDeficiência Humana. O VIH como vírus que é possui uma enzima transcriptase reversa que substitui o seu genoma no genoma humano dascélulas infectadas, tornando-as produtores de mais vírus VIH, mas o que faz o VIH tão mortífero não é o facto de fazer isto mas sim o facto das células-alvo serem principalmente os linfócitos T4 (e também os macrófagos), que são os leucócitos que orientam e coordenam todas as defesas do sistema imunitário. Só para terem uma ideia, os níveis normais de linfócitos T4 são de 500 a 1500 por mililitro desangue, no entanto, um doente com SIDA tem menos de 200 por mililitro de sangue. Assim, com a destruição (lise dos linfócitos) destes linfócitos o sistema imunitário fica enfraquecido e exposto às doenças oportunistas (como a gripe, a tuberculose, a epidemia...). A SIDA é uma doença que causa alguns sintomas de mau estar durante as 2 a 4 semanas após a infecção mas que demora vários anos aenfraquecer e a actuar sobre o organismo humano, geralmente entre 10 a 15, variando de pessoa para pessoa, e durante esta fase o vírus vai aumentando em quantidade e o organismo ainda consegue repor os níveis de linfócitos. Por fim, quando o seropositivo já tem efectivamente SIDA começa a perder peso, a ter febre, anemia e outros sintomas graves, até que o organismo fica tão debilitado que doençasnormalmente fáceis de serem destruídas pelo sistema imunitário levam à morte do ser humano.
O VIH é um vírus que afecta unicamente humanos e só sobrevive dentro do nosso organismo. Existem muitas maneiras de transmissão da Sida, de entre as quais: contacto sanguíneo, através de sémen e fluídos vaginais (o sémen é mais virulento), através de sexo oral, vaginal e anal (o anal é o mais perigoso),...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças sexualmente transmissiveis
  • Doenças sexualmente transmissíveis
  • DST- Doenças Sexualmente Transmissiveis
  • Doenças sexualmente transmissiveis
  • Doenças Sexualmente Transmissível
  • doenças sexualmente transmissíveis
  • DST
  • Doenças Sexualmente Transmissíveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!