doenças sexualmente transmissiveis

Páginas: 23 (5634 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2013
 Trabalho de ciências



Nome: Letícia Canuto
Professora: Eloísa
Sala: 8° ano C
Número: 25
Escola: Anésia Loureiro Gama






Introdução
O que são DSTs ?
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente semanifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis.

Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. E isso requer que, se fizerem sexo sem camisinha, procurem o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde periodicamente. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir paracomplicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.

Usar preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da aids, o HIV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogasinjetáveis. A aids e a sífilis também podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento, para o bebê durante a gravidez, o parto. E, no caso da aids, também na amamentação.

O tratamento das DST melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças. O atendimento e ao tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

Gonorreia

Causas
Agonorreia é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Qualquer indivíduo que pratique qualquer tipo de sexo pode contrair a gonorreia. A infecção pode ser transmitida por contato oral, vaginal, peniano ou anal.

Doença pode atingir aparelho reprodutor masculino e feminino
A bactéria cresce em áreas quentes e úmidas do corpo, incluindo o canal que leva a urina para fora do corpo (uretra). Emmulheres, a bactéria pode ser encontrada no sistema reprodutor (que inclui as trompas de falópio, o útero e o colo do útero). A bactéria pode se desenvolver até mesmo nos olhos.
Os profissionais de saúde de todos os estados nos EUA são obrigados por lei a informar ao Ministério da Saúde, em caso de pacientes com diagnósticos de gonorreia. O objetivo dessa lei é garantir que o paciente siga otratamento adequado e que seus parceiros sexuais sejam localizados e examinados.
Você está mais propenso a desenvolver a gonorreia, se:
Tiver vários parceiros sexuais
Tiver um parceiro com histórico de qualquer infecção sexualmente transmissível
Não usar camisinha durante o ato sexual
Fizer uso abusivo de álcool ou de substâncias ilegais


Exames
A gonorreia pode ser facilmente identificada pormeio da observação de uma amostra de tecido ou corrimento no microscópio. Essa técnica é chamada de coloração de Gram. Apesar de ser rápido, esse método não é o mais preciso.
Os exames de coloração de Gram usados para diagnosticar a gonorreia incluem:
Coloração de Gram do colo do útero em mulheres
Coloração de Gram do corrimento uretral em homens
Coloração de Gram dos fluidos em conjuntoCulturas (células que crescem em um recipiente de laboratório) podem apresentar uma evidência absoluta da infecção. Geralmente, as amostras para uma cultura são retiradas do colo do útero, da vagina, da uretra, do ânus ou da garganta. Geralmente, as culturas podem apresentar um diagnóstico preliminar em 24 horas, e um diagnóstico confirmado em 72 horas.
As culturas utilizadas para o diagnóstico dagonorreia incluem:
Cultura endocervical em mulheres
Cultura do corrimento uretral em homens
Cultura do esfregaço da garganta em homens e mulheres
Cultura retal em homens e mulheres
Cultura dos fluidos em conjunto
Culturas de sangue
Exames de DNA são especialmente úteis para um teste de triagem. Eles incluem o exame de reação em cadeia da ligase. Os exames de DNA são mais rápidos do que as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças sexualmente transmissiveis
  • Doenças sexualmente transmissíveis
  • DST- Doenças Sexualmente Transmissiveis
  • Doenças sexualmente transmissiveis
  • Doenças Sexualmente Transmissível
  • doenças sexualmente transmissíveis
  • DST
  • Doenças Sexualmente Transmissíveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!