Doenças sexualmente transmissíveis

Páginas: 9 (2091 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO
2.0 DESENVOLVIMENTO
2.1 GONORREIA
2.2 HERPES GENITAIS
2.3 CANDIDÍASE
2.4 SÍFILIS
2.5 PEDICULOSE DO PÚBIS
2.6 AIDS
3.0 CONCLUSÃO
4.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


















INTRODUÇÃO
Doenças sexualmente transmitidas ou DSTS são doenças infecciosas que podem ser disseminadas através do contato sexual. Algumaspodem também ser transmitidas por vias não sexuais, porém formas não sexuais de transmissão são menos frequentes. Muitos dos casos são epidêmicos, incluindo gonorreia, herpes genital, candidíase, etc. Estudos mostram que as doenças sexualmente transmitidas afetam pessoas de ambos os sexos, de todas as raças e de todos os níveis sociais.
Um grande número de infecções é transmitidopredominantemente ou exclusivamente por contato sexual. Além das doenças epidêmicas que foram citadas acima, podemos incluir a sífilis, o chato (pediculoses púbis), infecção vaginal causada pela bactéria Hemophilus, AIDS muitas outras. DSTS podem ser causadas por uma grande variedade de organismos, tais como o protozoário Trichomonas, a levedura causadora de moniliasis, bactérias causadoras da gonorreia e dasífilis a herpes genital.















2. DENSENVOLVIMENTO

2.1 gonorreia
Doença infectocontagiosa que se caracteriza pela presença de abundante secreção purulenta (corrimento) pela uretra do homem e vagina ou uretra da mulher. Este quadro frequentemente é precedido por prurido (coceira) na uretra e disúria (ardência miccional). Em alguns casos podem ocorrer sintomasgerais, como a febre. Nas mulheres os sintomas são brandos ou podem estar ausentes (maioria dos casos).
Sinônimos
Uretrite gonocócica, blenorragia, fogagem.
Agente
Neisseria gonorrhoeae

Complicações/Consequências
Aborto espontâneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso, endometrite pós-parto. Doença Inflamatória Pélvica. Infertilidade. Epididimite. Prostatite. Pielonefrite. Meningite.Miocardite. Gravidez ectópica. Septicemia, Infecção ocular (ver foto abaixo), Pneumonia e Otite média do recém-nascido. Artrite aguda etc. Assim como a infecção por clamídia, é uma das principais causas infecciosas de Infertilidade feminina.
Transmissão
Relação sexual. O risco de transmissão é superior a 90%, isto é, ao se ter um relacionamento sexual com um parceiro doente, o risco decontaminar-se é de cerca de 90%. O fato de não haver sintomas (caso da maioria das mulheres contaminadas), não afeta a transmissibilidade da doença.



Período de incubação
2 a 10 dias.
Diagnóstico
Exame das secreções coradas pelo Gram e/ou cultura do mesmo material.

Tratamento
Antibióticos.

Prevenção
Camisinha. Higiene pós-coito.
2.2 Herpes genitais
Infecção recorrentecausada por um grupo de vírus que determinam lesões genitais vesiculares (em forma de pequenas bolhas) agrupadas que, em 4-5 dias, sofre erosão (ferida) seguida de cicatrização espontânea do tecido afetado. As lesões com frequência são muito dolorosas e precedidas por eritema (vermelhidão) local. A primeira crise é, em geral, mais intensa e demorada que as subsequentes. O caráter recorrente da infecçãoé aleatório podendo ocorrer após semanas, meses ou até anos da crise anterior. As crises podem ser desencadeadas por fatores tais como stress emocional, exposição ao sol, febre, baixa da imunidade etc.
A pessoa pode estar contaminada pelo vírus e não apresentar ou nunca ter apresentado sintomas e, mesmo assim, transmiti-lo ao parceiro numa relação sexual.
Agente
Vírus do herpesgenital ou herpes simples genital ou HSV-2. É um DNA vírus. Observação: Outro tipo de Herpes Simples é o HSV-1, responsável pelo Herpes Labial. Tem ocorrido crescente infecção genital pelo HSV-1 e vice-versa, isto é, infecção labial pelo HSV-2, certamente em decorrência do aumento da prática do sexo oral ou oro-genital.




Complicações/Consequências
Aborto espontâneo, natimorto, parto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças sexualmente transmissiveis
  • Doenças sexualmente transmissíveis
  • DST- Doenças Sexualmente Transmissiveis
  • Doenças sexualmente transmissiveis
  • Doenças Sexualmente Transmissível
  • doenças sexualmente transmissíveis
  • DST
  • Doenças Sexualmente Transmissíveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!