Doenças sexualmente transmissíveis

Páginas: 6 (1271 palavras) Publicado: 11 de abril de 2011
 
DST - DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
O sexo é importante na nossa vida. Ele nos dá prazer e, às vezes, filhos. Sexo é sinal de saúde, permite demonstrar carinho e confiança.
Existem, entretanto, inimigos de nossa saúde sexual. Temos que conhecê-los para nos defendermos deles, e ter uma vida mais feliz.
Os principais inimigos da nossa saúde sexual são invisíveis, entre eles estão osmicróbios que se aproveitam de nossas relações sexuais para transmitirem  de uma pessoa para outras, provocando doenças. Estas doenças são chamadas doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Quem pode pegar uma doença sexualmente transmissível?
Qualquer um pode pegar uma doença sexualmente transmissível porém, o risco é maior em pessoas que trocam freqüentemente de parceiro(a) sexual e que nãousam preservativo (camisinha),que hoje têm sido um dos métodos mais eficazes de se prevenir as DST e impedir sua disseminação.
Vários tipos de agentes infecciosos (vírus,bactérias e parasitas) estão envolvidos na contaminação por DST,gerando diferentes manifestações,como feridas,corrimentos,bolhas ou verrugas. Algumas DST são de fácil tratamento e de rápida resolução quando tratadascorretamente.Outras são de tratamento difícil ou permanecem latentes,apesar de falsa sensação de melhora.As mulheres representam um grupo que deve receber uma atenção especial,uma vez que em diferentes casos de DST os sintomas levam tempo para se tornarem perceptíveis ou confundem-se com as reações orgânicas comuns de seu organismo.Isso exige da mulher,em especial aquelas com vida sexual ativa,independente daidade,consultas periódicas ao serviço de saúde.
As DST mais comuns são:
-Sífilis;
-Herpes genital;
--Condiloma acuminado;
-Gonorréia;
-Aids;
Sífilis
A sífilis é uma doença de transmissão sexual muito traiçoeira, porque os sintomas podem desaparecer, dando a impressão de cura; se não tratada, a doença vai progredindo dentro do nosso corpo. Depois de até vários anos pode aparecercomplicações nos ossos, no coração e no sistema nervoso, podendo levar à paralisia, doença mental, cegueira ou até à morte.
Principais sintomas:
      feridas no pênis, no ânus ou na vulva;
      verrugas no ânus;
      feridas na boca;
      ínguas no corpo;
      febre e dores nas juntas;
      queda de cabelos.
Exame para confirmação: exame de sangue para VDRL (positivo parasífilis).
Importante!
A sífilis tem cura. O tratamento correto evita complicações. A pessoa que desconfiar não deve, em hipótese alguma, tomar remédios por conta própria, e nem procurar diretamente a farmácia. Somente um médico pode diagnosticar corretamente a doença.
Mulheres grávidas podem transmitir a sífilis para o bebê, provocando abortos, doenças graves ou a morte do bebê. Toda mulhergrávida deve fazer o pré-natal para evitar a sífilis congênita.


Herpes genital
Sintomas: Coceira, ardor, dor local, bolhas, feridas.
O herpes genital, até o momento, não tem cura definitiva, contudo o tratamento correto pode trazer grandes benefícios. O caráter recorrente de infecção é aleatório (não tem prazo certo) podendo ocorrer após semanas,meses ou até anos da crise anterior.As crisespodem se desencadeadas por fatores tais como estresse emocional,exposição ao sol,febre,baixa da imunidade e etc.

Condiloma Acuminado
Sintomas: Verrugas na vulva, no ânus ou no pênis.
O condiloma acuminado é uma espécie de verruga, de transmissão sexual muito comum e que freqüentemente as pessoas tentam fazer tratamento, por conta própria com aplicação de várias substâncias. Este é um graveerro, pois pode  provocar queimaduras e ferimentos graves.
Estas verrugas, se não tratadas, podem trazer complicações, especialmente nas mulheres, mas também nos homens:
Crescimento exagerado da verruga durante a gravidez.
Transformação para câncer.
Entupimento do canal da urina
Importante!
O exame ginecológico periódico pode descobrir este tipo de verruga na vagina e no útero,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças sexualmente transmissiveis
  • Doenças sexualmente transmissíveis
  • DST- Doenças Sexualmente Transmissiveis
  • Doenças sexualmente transmissiveis
  • Doenças Sexualmente Transmissível
  • doenças sexualmente transmissíveis
  • DST
  • Doenças Sexualmente Transmissíveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!